Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem criou o Discord?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Outubro de 2022 às 08h00

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Discord foi criado pela antiga desenvolvedora de jogos Hammer & Chisel, agora batizada como Discord Inc. Ponto de encontro para milhões de gamers espalhados pelo mundo, a plataforma existe desde maio de 2015 e é uma das principais da atualidade quando se fala de comunicação online. 

De primeira, a ideia do estúdio responsável pelo serviço era criar uma plataforma de comunicação por chat de voz para o jogo mobile Fates Forever. A solução serviria para incrementar a imersão e a elaboração de estratégias de equipe, ao mesmo tempo que não tomava tanta performance do dispositivo.

Quem é o fundador do Discord?

Continua após a publicidade

Fundador e CEO do Discord, Jason Citron estudou programação desde a juventude e levou seu interesse por computação para a universidade, onde conseguiu aprimorar seus conhecimentos no desenvolvimento de programas e jogos. Assim que se formou, Citron se tornou colaborador de vários estúdios na construção de aplicativos para iPhones — e até ganhou alguns prêmios nesse período.

Um dos projetos mais conhecidos de Citron antes do Discord foi o OpenFeint. Tratava-se de uma plataforma social para games mobile (disponível para Android e iOS) que, de forma semelhante às redes sociais, servia como um hub para compartilhamento de placares, conquistas e discussões em fóruns.

Contudo, nem toda a fama do OpenFeint é positiva. Em 2011, a plataforma foi acusada de fraude, invasão de privacidade, quebra de contrato e má-fé, entre outras violações. O noticiário da época mencionava que o plano de negócios do programa era basicamente acessar e vender dados pessoais do usuário sem a devida autorização, bem como servir como fonte de informações para empresas de publicidade.

Continua após a publicidade

A enorme onda negativa serviu para afundar de vez a plataforma, desativada em 2012 pela companhia japonesa GREE Inc, sua proprietária desde abril de 2011. Logo na sequência, a GREE abriu outra plataforma similar.

Qual a origem do nome “Discord”?

A escolha do nome "Discord" aconteceu sem muitos arrodeios: segundo o fundador Jason Citron, a palavra “soava legal e tem relação com diálogo”.

Continua após a publicidade

“Tínhamos vários nomes que trocamos, mas escolher um para um produto é um processo complicado. Você quer um nome que seja fácil de dizer, soletrar, lembrar, relacionado à função do produto, disponível para registro de marca e que tenha um endereço web que você possa obter”, explicou numa sessão de perguntas e respostas.

Sucesso explosivo

Inicialmente, o Discord foi registrado na web como discordapp.com e, segundo o criador, nem foi feito muito esforço para alcançar a comunidade de jogadores. Em pouco tempo, subreddits começaram a discutir sobre o novo aplicativo e substituir seus pontos de encontro virtuais pelo Discord.

Continua após a publicidade

O programa ganhou tração ainda maior quando começou a alcançar criadores de conteúdo e streamers, que perceberam a plataforma como um bom lugar para se conectar com a própria comunidade. O uso para comunicação tática em jogos competitivos e campeonatos também foi um dos pontos que favoreceram o Discord.

Transformações

Apesar de ser focada em jogos desde o princípio, em 2020 o Discord ampliou sua abordagem para atender as necessidades de comunicação remota durante a pandemia de covid-19. A empresa mudou o slogan de “Chat para gamers” para “Chat para comunidades e amigos”.

Continua após a publicidade

Durante esse período, a plataforma pouco mudou, porém. O Discord continuava servindo para atender as demandas de jogadores com chat de voz, vídeo e por texto em tempo real de forma gratuita, enquanto expandia ferramentas nativas para abrigar comunidades ainda maiores.

Discord na atualidade

O Discord não deixa claro quantos usuários ativos possui, mas a plataforma revelou acumular mais de 150 milhões de usuários ativos mensalmente e ter mais de 350 milhões de contas registradas em 2021.

Também no ano passado, a Microsoft supostamente teria se interessado em comprar o Discord por cerca de US$ 10 bilhões. As negociações rolaram sob sigilo e não teriam sido finalizadas. Hoje, o Discord seria avaliado em US$ 15 bilhões.