Publicidade

O que é distribuição Linux? Entenda como funcionam os sistemas operacionais

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Emanuele Almeida/Canaltech
Emanuele Almeida/Canaltech

O Linux é a base de muitos sistemas operacionais, como o Ubuntu, Fedora e até o Android. Esses softwares são conhecidos como “distros” e integram o kernel para criar apps, interfaces gráficas e ferramentas para usuários finais.

A seguir, tire suas dúvidas sobre:

  • O que é distribuição (distro)?
  • O que é Linux?
  • 5 distros que você precisa conhecer
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que é distribuição (distro) Linux?

Uma distribuição Linux, ou distro, é um sistema operacional baseado no kernel Linux. Ela integra o núcleo do Linux a softwares, aplicativos, gerenciadores de pacotes e interfaces gráficas para entregar uma experiência pronta para o usuário.

Cada distro pode ter objetivos diferentes. Algumas focam em estabilidade, outras em desempenho, e há também as voltadas para oferecer a melhor experiência de uso no dia dia ou trabalho. Além disso, há distribuições que não contam com ambiente gráfico e outros apps devido ao foco em servidores.

Por ser de código aberto, qualquer pessoa pode acessar o código do Linux, modificá-lo ou redistribuí-lo — e é por isso que existem inúmeros softwares baseados no kernel.

O que é Linux?

Linux é um kernel, ou seja, o núcleo do sistema operacional. Em linhas gerais, trata-se da "ponte" entre o hardware do computador e os softwares que você usa, gerenciando a memória, o processador e os dispositivos conectados.

Sozinho, o Linux não é um software completo para usuários finais, mas serve de base para criar os sistemas operacionais.

Continua após a publicidade

Além de gerenciar os recursos do computador, o Linux oferece estabilidade, segurança e flexibilidade, o que explica seu uso em servidores, supercomputadores e dispositivos.

5 distros que você precisa conhecer

Existem várias distribuições Linux, como o Ubuntu, Fedora, entre outras. Cada uma é projetada para uma finalidade e atende a públicos diferentes.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: COMPUTADOR ou CELULAR, quem ganha entre Windows, Android, SteamOS, iOS e Linux | #JPira