Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo codec de vídeo está pronto e promete eficiência 40% maior para streaming

Por| 15 de Julho de 2020 às 23h15

Link copiado!

cord cutters
cord cutters
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (15) a conclusão do desenvolvimento do H.266 Versatile Video Coding (VVC), novo protocolo padrão de codificação de vídeo que chegará em 2021 para substituir o antigo H.256 HEVC.

De acordo com a companhia, o novo codec é até 40% mais eficiente para streaming de vídeo e chegará justamente para revolucionar a forma como consumimos conteúdos multimídia na web, seja para fins de entretenimento ou de trabalho.

“Até 2022, 82% do tráfego da Internet será de vídeo. Em nosso mundo conectado de Netflix, chamadas no Zoom e compartilhamento de vídeos, a compactação de vídeo é uma área de tecnologia extraordinariamente importante em que as pessoas do mundo inteiro confiam todos os dias”, afirma Marta Karczewicz, vice-presidente de tecnologia da marca. “Os engenheiros de classe mundial da Qualcomm Technologies conduziram o padrão à conclusão com nossas contribuições fundamentais em tecnologia e liderança sem paralelo."

O padrão VVC promete incorporar “novas soluções para compressão, descompressão, processamento e representação codificada de imagens de vídeo, áudio e suas combinações”, resultando em arquivos muito mais leves e com a mesma qualidade que conhecemos atualmente. Em comparação com um arquivo “cru”, um vídeo processado através do novo codec pode sofrer uma redução de até mil vezes seu peso original.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que o protocolo foi projetado de forma colaborativa entre diversas empresas, contando com a participação, por exemplo, de nomes como Apple, Ericsson, Intel, Huawei, Microsoft e Sony. O codec foi finalizado, de acordo com a Qualcomm, no dia 6 de julho, e deve chegar ao mercado de forma comercial em 2021.

“A Qualcomm é líder em diversos campos distintos de tecnologias que facilitam diariamente as experiências conectadas das pessoas. Mudamos a maneira como o mundo se conecta, calcula e se comunica, e estamos entusiasmados por habilitar as novas possibilidades de streaming de vídeo que a VVC oferece ao mundo”, finaliza Jim Thompson, vice-presidente executivo e diretor de engenharia e tecnologia da companhia.

Fonte: Qualcomm