Como fazer planilhas no Excel

Como fazer planilhas no Excel

Por Felipe Freitas | Editado por Bruno Salutes | 02 de Março de 2022 às 18h00
Reprodução/Freepik

Aprender como fazer planilhas no Excel é um diferencial importante para quem deseja organizar dados. Afinal, a ferramenta da Microsoft é a principal referência quando precisamos atualizar dados em tempo real, trabalhar online com outras pessoas e aproveitar ao máximo planilhas digitais, seja no trabalho ou em projetos pessoais.

Mas, começar a usar o Excel também pode ser desafiador para quem está aprendendo, em especial, quando temos pouca familiaridade com o sistema de cálculos. Por isso, nesta matéria confira algumas dicas essenciais que podem te ajudar a criar planilhas no Excel.

Conhecendo e entendendo o Excel

Do básico ao avançado, o Microsoft Excel é uma referência por atender diversas necessidades em organização de dados. Você pode criar uma planilha para gerenciar as entradas e saídas do estoque da sua loja, organizar e somar as horas no RH da sua empresa, criar uma planilha de gastos pessoais e muito mais. Então, são muitas maneiras de aproveitar a ferramenta.

Existem muitas maneiras de criar planilhas no Excel (Imagem: Reprodução/Pixabay)

No entanto, independente da necessidade, existem alguns princípios básicos que podem ser um “norte” na hora de começar uma planilha. Esses são alguns conceitos essenciais do Excel:

Qual a lógica do Excel?

A ferramenta é organizada em células únicas, assim é possível fazer vários cálculos de dados na horizontal e vertical. Além disso, também é possível cruzar esses dados com outras planilhas criadas no Excel como um sistema único. Tudo isso permite que você faça planejamentos, tenha uma visão geral sobre dados e encontre informações com mais facilidade.

Para que servem as fórmulas no Excel?

Existem várias fórmulas que permitem relacionar dados de maneira automática nas planilhas do Excel. Adicionando fórmulas, você pode ter resultados dinâmicos ao alterar valores nas células, isso significa que eles serão atualizados em tempo real. Para isso, basta adicioná-los a solução da fórmula. Planilhas automáticas também são conhecidas como tabelas dinâmicas.

Você pode aproveitar várias formulas no Excel para automatizar resultados na planilha (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Quais formatações são possíveis no Excel?

Você pode formatar suas planilhas de muitas maneiras no Excel. Existem funções para criar filtros, adicionar caixas de seleção, inserir gráficos personalizados, configurar valores em dinheiro, ajustar datas e muito mais.

Tem Excel de graça?

Sim. Você pode aproveitar o Excel Web gratuitamente através do Microsoft 365. Para isso, você só precisa acessar sua conta Microsoft. Ainda que limitada, essa é uma ótima alternativa gratuita para quem precisa da ferramenta. Uma das vantagens dessa versão é que todas as alterações são salvas automaticamente na nuvem (OneDrive). Inclusive, também existem alguns modelos gratuitos de planilha que podem ser usados por lá.

Quais são as fórmulas do Excel?

No Excel, existem dois tipos de fórmula: as compostas por sinais (soma, subtração, multiplicação, divisão, etc.) e por condicionantes (PROCV, SE, CONT). A principal diferença entre elas está na complexidade da função.

Por exemplo, criando uma fórmula com sinal de multiplicação você pode calcular facilmente vários valores, já através da fórmula com a função SE é possível fazer uma leitura dos dados na planilha e realizar um teste lógico para encontrar quantas vezes um valor se repete.

Você pode encontrar as fórmulas do Excel usando o sinal "=" (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Nesse ponto, o Excel é bem didático e intuitivo. Você pode encontrar uma lista de fórmulas adicionando o sinal de igual na célula desejada. Desse jeito, ao selecionar uma fórmula a ferramenta explica sua função e qual resultado ela gera.

Dicas para formatar planilhas no Excel

  • Após inserir dados nas células do Excel, você pode usar a função "Formatar como tabela" para transformá-la em uma tabela inteligente;
  • Selecionando uma célula, você pode replicar uma fórmula para as demais células na coluna clicando no ícone de "setinha" e arrastando ele para baixo;
  • Ao montar formulas você pode usar o sinal ":" (dois pontos) para referir-se a um intervalo maior de células;
  • Clicar no ícone de "Contábil" transforma aqueles números em valores em dinheiro (na moeda selecionada);
  • O Excel também tem ferramentas de revisão que te permitem retornar a uma versão anterior da planilha, caso tenha cometido algum erro. Para isso, é só acessar a opção "Mostrar alterações".

Com essas dicas fica mais fácil encontrar um “norte” para começar a fazer planilhas no Excel. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!

Fonte: Microsoft 365

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.