/i566795.png)
Como fazer gráfico no Excel | 4 dicas
Para uma melhor visualização dos seus dados, vale a pena saber como fazer gráfico no Excel. O software da Microsoft permite visualizar os dados da sua planilha em diferentes formatos, e a criação pode ser feita em poucas etapas.
O gráfico é a melhor maneira de mostrar visualmente valores numéricos ou dados, o que facilita a compreensão dessas informações em grande escala. São vários os tipos de gráficos, e os mais usados são:
- Gráfico de coluna (ou barras): o mais popular, serve principalmente para mostrar alterações de dados em determinado período ou para fazer comparações;
- Gráfico de linha: ideal para ilustrar e controlar alterações ao longo do tempo e facilitar a identificação de tendências ou problemas;
- Gráfico de pizza: serve para mostrar valores individuais ou proporcionais que juntos resultam no valor total de 100% dos dados exibidos;
- Gráfico de dispersão: funciona como um diagrama e serve para indicar a existência de variáveis ou intensidades;
- Gráfico cascata: ilustra, de forma resumida, valores negativos ou positivos que impactam em um valor total;
É possível criar gráficos rapidamente em planilhas do Excel para computadores, celulares ou na versão para navegadores. Além do Excel Web, também há a possibilidade de usar seu navegador para criar gráficos pelo Google Planilhas, concorrente da plataforma.
A seguir, saiba como fazer gráfico no Excel e confira dicas para personalizá-lo no software!
Como fazer gráfico no Excel no PC
Antes de avançar para o passo a passo, é importante compreender alguns conceitos básicos. Um gráfico é formado por dois eixos, chamados X e Y. O eixo Y costuma concentrar as coordenadas ou as categorias, enquanto no eixo X estão os valores. Toda vez que uma informação de cada um desses eixos se encontrar, será formada uma base do seu gráfico.
Portanto, para criar o seu gráfico no Excel, você precisa separar as informações e valores em colunas diferentes, dispostas lado a lado. Cada valor deve estar armazenado em uma linha diferente, acompanhada de uma informação ou categoria na coluna ao lado. No exemplo a seguir, os meses são as coordenadas para seus respectivos valores.
Com as informações distribuídas na planilha, siga as seguintes etapas:
- Selecione todas as células que farão parte do seu gráfico. Isso inclui, também, os títulos das colunas para cada eixo;
Selecione os dados para fazer gráfico no Excel (Captura de tela: André Magalhães) - Em seguida, no menu superior, clique em “Inserir” e escolha a sua opção de gráficos. Para receber sugestões, clique em “Gráficos recomendados” para conferir quais modelos são mais adequados para os dados. Por fim, clique em uma forma para criar o gráfico;
Escolha entre os modelos de visualização (Captura de tela: André Magalhães) - Seu gráfico será gerado no Excel, na mesma página da planilha. Você pode redimensionar e usar o menu superior para alterar o formato e a identidade visual. Ao alterar os dados na planilha, as mudanças serão automaticamente aplicadas no gráfico.
Veja e modifique seu gráfico no Excel (Captura de tela: André Magalhães)
4 dicas para fazer gráfico no Excel
1. Personalize seu gráfico
Você não precisa utilizar as cores padrões do gráfico gerado no Excel. Ao lado do seu arquivo, é possível acessar atalhos para alterar cores e distribuir informações entre os eixos. No ícone de “+”, por exemplo, você pode adicionar ou remover elementos como legendas, títulos, números em cada item, entre outras opções.
/i591878.jpeg)
Além disso, no ícone de pincel, é possível alterar as cores e a formatação. O software permite escolher entre diferentes estilos visuais e navegar entre paletas de cores para personalizar a sua apresentação.
2. Crie gráficos dinâmicos a partir de uma tabela dinâmica
Caso tenha dados extensos e com difícil interpretação, a alternativa é criar uma tabela dinâmica. Esse recurso permite filtrar e realizar diferentes ações com as células, como contas rápidas e uma melhor organização das ações. Ao gerar essa tabela, também é possível criar um gráfico dinâmico pelo Excel.
/i591879.jpeg)
Essa opção ajuda a resumir os dados e gera uma experiência interativa. Um painel lateral é exibido para alterar filtros e modificar formas de visualização rapidamente. Para isso, selecione sua tabela dinâmica, acesse “Inserir” e escolha “Gráfico dinâmico”
3. Insira minigráficos
Não tem espaço suficiente na sua planilha? Uma alternativa é criar um minigráfico. Como o nome propõe, esse recurso gera um gráfico com os mesmos dados solicitados, mas que cabe em uma célula do Excel.
/i591880.jpeg)
Dessa forma, os minigráficos são uma alternativa interessante para demonstrar uma variação ou uma tendência entre tabelas, por exemplo. Para criá-los, acesse “Inserir” e clique em “Minigráficos”. Depois, selecione o intervalo de dados e o modelo de visualização
4. Use o atalho de teclado
Quer gerar um gráfico rapidamente? Pressione F11 no seu teclado. Com os dados selecionados, esse atalho cria um gráfico em uma página separada, utilizando uma formatação recomendada.
/i591881.jpeg)
Na página em questão, é possível alterar todas as informações visuais, incluindo cores, elementos e modelos. Essa alternativa é útil para quem precisa de um espaço maior para a visualização dos dados.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.