8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais

8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 30 de Março de 2022 às 12h30
Unsplash/Montagem: Matheus Bigogno

Cuidar da vida financeira, às vezes, pode acabar se tornando sinônimo de tensão e aborrecimento. No entanto, com alguns modelos de planilhas prontas, é possível se organizar melhor e ter um maior controle sobre os gastos mensais.

Além de serem mais intuitivos e terem um conteúdo bem mais visual, alguns templates oferecidos pela Microsoft para o Excel permitem fazer o controle de objetivos específicos, como fazer uma lista de mercado, ajustar despesas escolares, calcular gasto de combustível ou até mesmo calcular o gasto de uma obra.

Pensando nisso, o Canaltech separou para você oito modelos gratuitos de planilhas que podem te ajudar a controlar melhor diferentes tipos de gastos ao longo do mês. Confira abaixo quais são e o que cada uma oferece!

1. Planilha de gastos pessoais mensais

Com a Planilha de orçamento pessoal mensal, é possível prever os seus gastos mensais, adicionar o custo real e saber a diferença entre eles, para saber se sobrará ou faltará dinheiro no fim do mês.

Utilize essa planilha para controlar seus gastos pessoais mensais (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Para facilitar o processo, é possível incluir gastos específicos como entretenimento, transporte, seguro, alimentação e muitos outros.

2. Planilha para controlar gastos do cartão de crédito

Através da planilha Controlador de cartão de crédito, você pode controlar as despesas dos seus cartões de crédito, inserindo detalhadamente itens da fatura, como cobranças, pagamentos e eventuais taxas de transação.

Utilize esse template para controlar seus gastos do cartão de crédito (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Um ponto positivo é que o saldo é calculado automaticamente, e a tabela pode ser usada para mais de um cartão — assim, você pode saber se algo saiu do controle ou não do orçamento. O único porém, é que ela não é capaz de calcular juros, caso você tenha contraído alguma dívida.

3. Planilha para o orçamento familiar mensal

Usando a tabela dinâmica Orçamento familiar (mensal), será possível acompanhar as despesas mensais da sua família, como gastos com alimentação, entretenimento, filhos, transporte, cuidados pessoais, investimentos, entre outros itens.

Com esse modelo, você pode acompanhar detalhadamente o orçamento da sua família (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Além disso, a tabela oferece um gráfico detalhado com a porcentagem de gastos para cada um dos itens da lista.

4. Planilha para gastos no supermercado

Para aqueles que costumam ter um gasto elevado no mercado, com a planilha Lista de compra é possível inserir os produtos em uma lista, separá-los por categorias, bem como incluir os preços e quantidades que você quer comprar.

Com essa tabela, você pode saber quais tipos de produtos estão gerando o maior gasto (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Ao final, é possível avaliar se o valor total da compra está elevado e saber qual categoria está gerando mais despesas. Dessa maneira, fica mais fácil analisar se há algum item da lista que pode ser deixado de lado nas compras.

5. Planilha para calcular despesas escolares

À medida que as aulas estão voltando ao seu formato presencial, mais despesas podem aparecer no meio do caminho. Através da planilha Calculadora de despesas escolares, é possível colocar na ponta do lápis os gastos como mensalidade, alimentação, vestuário, transporte, livros e mais.

Com esta planilha, você pode calcular despesas escolares e até mesmo universitárias (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Um ponto interessante a ser considerado, é que ela pode ser adaptada para estudantes universitários, incluindo bolsas ou pagamentos por iniciação científica, ou até mesmo gastos xerox e com a formatura.

6. Planilha para rastrear o consumo de combustível

Para aqueles que usam o carro com muita frequência, é muito importante avaliar e prever o consumo de combustível ao longo do mês. Com a tabela Rastreador de consumo de combustível, é possível inserir a distância percorrida, quilometragem, quantidade de gasolina abastecida e o preço por litro.

Com uma planilha de consumo de combustível, é possível planejar os gatos com o veículo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Com as informações devidamente preenchidas, a planilha exibirá o custo médio por litro de combustível, além do preço por quilômetro gasto. Assim, é possível planejar os gastos com o veículo ao longo do mês.

7. Planilha para gastos com casamento

Planejar um casamento não é uma tarefa simples. Por isso, com a planilha Planejador de orçamento para casamento, você pode categorizar as despesas, além de ver o progresso em relação a estimativas de custo.

Com esta planilha, você pode controlar os gastos e planejar o seu casamento (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Além disso, a planilha também oferece um gráfico que exibe a destituição de onde o dinheiro está sendo gasto, para que você veja se há algum aspecto que está defasado ou que está recebendo mais investimento que deveria.

8. Planilha para gastos com obra

Fazer uma reforma na casa pode demandar muitas compras de materiais e, se não houver um excelente planejamento, as coisas podem desandar. Apesar da opção Calculadora de custos para reforma de banheiro focar na reforma de um ambiente, você pode alterá-la para qualquer cômodo ou até mesmo para a reforma da casa inteira.

Através dessa planilha, você pode verificar o orçamento de uma obra que você esteja realizando (Captura de tela: Matheus Bigogno)

A planilha permite que você coloque o custo discriminado e o custo real. Por fim, você pode visualizar o somatório dos custos reais e dos custos inesperados, analisando quais pontos acabaram saindo do controle e poderiam ter sido evitados.

Além dos modelos descritos acima, a Microsoft ainda oferece uma série de planilhas que podem auxiliar você no seu cotidiano; basta apenas acessar a página de Templates e fazer uma busca mais detalhada.

Pronto! Agora você tem à disposição alguns modelos de planilhas para ter um maior controle sobre os gastos mensais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.