SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2022 às 12h30

Link copiado!

Unsplash/Montagem: Matheus Bigogno
Unsplash/Montagem: Matheus Bigogno

Cuidar das finanças pode se tornar sinônimo de tensão e aborrecimento, porém, uma planilha de controle de gastos mensais torna essa tarefa muito mais simples e prática. O Canaltech separou 8 modelos prontos elaborados pela Microsoft e que facilitam sua vida na hora de registrar gastos com saúde, educação, combústivel, alimentação e até festa de casamento.

8. Planilha de gastos pessoais mensais

Com a Planilha de orçamento pessoal mensal é possível prever os seus gastos do mês, adicionar o custo real e ver a diferença entre eles para saber se vai faltar ou sobrar dinheiro no fim do período.

Continua após a publicidade

Para facilitar o processo, é possível incluir gastos específicos como entretenimento, transporte, seguro e alimentação.

7. Planilha para controlar gastos do cartão de crédito

A planilha Controlador de cartão de crédito permite a você controlar as despesas de cartões de crédito de modo detalhado. É possível inserir cada item da da fatura, como cobranças, pagamentos e eventuais taxas de transação, para controle completo dos gastos.

Continua após a publicidade

Um destaque aqui é o cálculo automático do saldo, e a tabela pode ser usada para mais de um cartão. O único "porém" é que ela não calcula juros, o que seria interessante caso você tenha contraído alguma dívida.

6. Planilha para o orçamento familiar mensal

A tabela dinâmica Orçamento familiar (mensal) é uma boa dica para registrar as despesas mensais da sua família. Nela, é possível acompanhar, por exemplo, gastos com alimentação, entretenimento, filhos, transporte, cuidados pessoais e investimentos.

Continua após a publicidade

Uma função legal aqui é a presença de um gráfico em forma de pizza resume de maneira visual (em porcentagem) a lista de gastos.

5. Planilha para gastos no supermercado

Para ajudar quem costuma ter um gasto elevado no mercado, a planilha Lista de compra permite organizar cada produto por categorias e incluir preços e quantidades compradas.

Continua após a publicidade

Ao final, é possível avaliar se o valor total da compra está elevado e saber qual categoria pesa mais no orçamento. Dessa maneira, fica mais fácil analisar se há algum item da lista que pode ser deixado de lado nas compras.

4. Planilha para calcular despesas escolares

Se você busca um jeito de organizar os gastos com educação, a planilha Calculadora de despesas escolares está aqui para ajudar. Nela, é possível colocar "na ponta do lápis" os gastos com mensalidade, alimentação, vestuário, transporte, livros e muito mais.

Continua após a publicidade

Um ponto interessante a ser considerado é que ela pode ser adaptada para estudantes universitários, incluindo valores recebidos por bolsas ou pagamentos por iniciação científica e gastos com xerox e formatura.

3. Planilha para controle de gastos com combustível

Quem usa carro sabe que às vezes é difícil avaliar e prever quanto se gasta com combustível ao longo do mês. Com a tabela Rastreador de consumo de combustível isso fica mais simples: é possível inserir distância percorrida, quilometragem, quantidade de gasolina abastecida e preço pago por litro para ter uma visão geral desse tipo de gasto.

Continua após a publicidade

Com as informações devidamente preenchidas, a planilha exibe o custo médio por litro de combustível, além do preço por quilômetro gasto para você planejar os gastos com o veículo ao longo do mês.

2. Planilha para gastos com casamento

Planejar um casamento não é uma tarefa simples, mas uma planilha pode tornar esse processo menos complicado. A tabela Planejador de orçamento para casamento deixa você categorizar as despesas e ver o progresso em relação a estimativas iniciais de custo.

Continua após a publicidade

Além disso, a planilha também oferece um gráfico que exibe a destinação de cada recurso, algo muito útil para você ver se algum item está defasado ou recebendo mais investimento que deveria.

1. Planilha para gastos com obra

Fazer uma reforma na casa pode demandar muitas compras de materiais e, se não houver um excelente planejamento, as coisas podem desandar. Apesar da opção Calculadora de custos para reforma de banheiro focar na reforma de um ambiente, você pode alterá-la para qualquer outro cômodo ou até mesmo para a reforma da casa inteira.

Continua após a publicidade

A planilha permite que você coloque o custo discriminado e o custo real. Por fim, você pode visualizar o somatório dos custos reais e dos custos inesperados, analisando quais pontos saíram do controle.

Mais planilhas prontas da Microsoft

Além dos modelos descritos acima, a Microsoft ainda oferece uma série de planilhas que podem auxiliar você no seu cotidiano; basta apenas acessar a página de Templates e fazer uma busca mais detalhada.

Continua após a publicidade

Você também pode aprender a fazer planilhas do zero no Excel ou conhecer outros modelos prontos para organizar dados e informações de maneira mais efetiva.