Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como descobrir a localização de uma pessoa pelo celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Janeiro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Henry Perks/Unsplash
Henry Perks/Unsplash

Podemos fazer muitas coisas com o celular, incluindo descobrir a localização de uma pessoa. Os motivos podem ser vários: saber se um familiar está em segurança, checar por onde anda um filho, saber se um amigo está chegando a um determinado local ou apenas por curiosidade (alô, bisbilhoteiros de plantão).

Claro, existem ferramentas que fazem esse trabalho de forma “suja”, sem que a outra pessoa saiba, mas esse não é o caso aqui. A seguir, conheça oito maneiras de localizar uma pessoa pelo celular usando meios oficiais e legais, sem que isso viole a privacidade do usuário.

8. Peça a localização diretamente à pessoa

Continua após a publicidade

Essa é um tanto óbvia, mas talvez o melhor jeito de saber a localização exata de uma pessoa é entrando em contato direto com ela. Pode ser via aplicativo de mensagem, e-mail, SMS, ligação telefônica ou por redes sociais. A resposta pode não vir no mesmo instante, mas ao menos você terá a certeza de evitar situações constrangedoras.

7. Google Maps

O Google Maps (Android | iOS | Web) é um dos muitos aplicativos focados exclusivamente na geolocalização de lugares e pessoas. Portanto, quem quiser pode compartilhar a posição atual com outros usuários, seja pelo Gmail ou por um link compartilhável via WhatsApp, Twitter e outras redes sociais.

O compartilhamento de local ao vivo tem duração mínima de 15 minutos, mas você pode deixar o recurso habilitado pelo tempo que quiser. Só não se esqueça de desativá-lo manualmente.

6. Buscar (iPhone)

O Buscar (iOS) é um aplicativo da Apple para encontrar amigos e familiares, desde que eles tenham escolhido compartilhar suas respectivas localizações. Também é possível enviar sua posição atual para outros conhecidos. Basta ir na aba “Pessoas”, e todo mundo que tiver compartilhado o local ficará visível nessa seção.

Exclusivo para usuários de iPhone, o Buscar substituiu o app Buscar meus Amigos, que era ofertado separadamente na App Store. Quem tem Apple Watch ainda pode usar o Buscar Pessoas (iOS), para compartilhar a localização com outras pessoas que possuem o relógio.

Continua após a publicidade

5. Encontre Meu Dispositivo (Android)

Do lado do Android, o Encontre Meu Dispositivo (Android) pode ajudar a localizar um celular perdido, com a possibilidade de bloquear o aparelho até que você o recupere ou deletar definitivamente todos os dados contidos no dispositivo. A plataforma tem um aplicativo para celular e também um site (google.com/android/find) que pode ser acessado em navegadores web.

A ferramenta pode encontrar seu celular caso você tenha deixado o dispositivo com alguém por engano ou tenha sofrido um furto ou assalto. O app permite acompanhar em tempo real a movimentação do aparelho em prédios, shoppings, aeroportos ou ao ar livre. Entretanto, vale citar que a localização exata do dispositivo pode levar alguns minutos para aparecer.

Continua após a publicidade

4. WhatsApp

Quem usa o WhatsApp (Android | iOS | Web) pode acompanhar ao vivo a localização de algum contato — nessa situação, a outra pessoa precisa compartilhar sua localidade por conta própria. O recurso é compatível tanto para chats individuais quanto grupos, o que significa que mais de uma pessoa pode compartilhar o local em uma única conversa.

Quando alguém compartilha a localização, você recebe um link que abre um mapa mostrando o ponto exato onde aquela pessoa está. O outro usuário também pode definir por quanto tempo você conseguirá visualizar o trajeto, que varia entre quinze minutos a oito horas.

Continua após a publicidade

3. Facebook Messenger

O Facebook Messenger (Android | iOS | Web) também tem um recurso para saber a localização de uma pessoa pelo celular. Contudo, também exige que o usuário abra a conversa e escolha manualmente opção “Localização" no botão de setinha para iniciar o compartilhamento. A funcionalidade fica ativada por até 60 minutos ou até que a pessoa interrompa o envio da informação ao vivo.

Continua após a publicidade

2. Uber e 99

Os aplicativos de corrida Uber (Android | iOS) e 99 (Android | iOS) oferecem uma opção para compartilhar a localização em tempo real, seja com o motorista ou com pessoas conhecidas. Se um amigo ou familiar quiser enviar o trajeto da viagem, é só abrir a rota e selecionar o botão de compartilhar o status da viagem ou para adicionar contatos de confiança durante o percurso.

1. Family Link

Continua após a publicidade

Pais e responsáveis que queiram acompanhar a localização dos filhos pequenos podem usar o Family Link (Android | iOS), um aplicativo do Google que exibe um mapa com a posição ao vivo das crianças. Neste caso não se trata de violação de privacidade, mas sim uma ferramenta de segurança para os pais, que podem saber onde estão os pequenos.

Também é possível visualizar a distância entre o celular do outro usuário e a sua localização atual. Assim, o próprio Google Maps traça rotas até o local em que a criança está no momento. Lembrando que o Family Link só permite adicionar como dependentes usuários com no máximo 13 anos de idade.