Como cancelar um pedido na Shopee | Guia Prático
Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 30 de Junho de 2022 às 13h00
Cancelar pedido na Shopee é tão simples quanto comprar no marketplace. Para compras efetuadas em até uma hora, o cancelamento é instantâneo. Depois, o vendedor precisa aprovar a solicitação.
Além dessas características, é preciso estar atento às condições de cancelamento de compra na Shopee, uma vez que a plataforma só permite abrir o processo em casos específicos. Veja, a seguir, como cancelar um pedido na Shopee e em quais situações é possível recorrer.
Como cancelar compra na Shopee
Você pode cancelar pedido na Shopee usando o site web da plataforma, no PC, ou o aplicativo para celular. Lembrando que cancelar é diferente de fazer devolução de produto na Shopee. Para casos em que você queira devolver o item, você precisará estar com o pedido em mãos.
No computador:
- Acesse “shopee.com” (sem aspas) no navegador e faça login na sua conta;
- Passe o mouse em cima do seu nome de usuário, no canto superior direito, e clique em “Minhas Compras”;
- Nas abas "Pagamento pendente" ou “Em preparação”, localize o pedido e clique em “Mais”, abaixo do valor;
- Clique em “Cancelar Pedido”;
- Selecione um motivo e confirme o cancelamento em “Cancelar Pedido”.
No celular:
- Abra o aplicativo da Shopee no Android ou iPhone;
- Faça login na sua conta e toque em “Eu”, no canto inferior direito;
- Toque em "A Pagar" ou “Preparando”, abaixo de “Minhas compras;
- Toque no pedido que você quer cancelar e vá em “Cancelar pedido”, no final da tela;
- Selecione um motivo e confirme o cancelamento em “Cancelar Pedido”.
Quando você pode cancelar pedido na Shopee
A Shopee só permite abrir uma solicitação para cancelar um pedido em apenas duas situações:
- Se a compra for cancelada antes do envio: para casos em que você quer cancelar pedido na Shopee antes do item aparecer na aba “Em preparação/Preparando”. O cancelamento, então, precisará ser aprovado pelo vendedor;
- Se a compra não for entregue no prazo: para casos em que você não receber o pedido dentro do prazo máximo de entrega. Ao final do prazo, a Shopee mostrará uma nova data, e é aí que você terá a opção de cancelar o pedido. O cancelamento também precisará ser aprovado pelo vendedor caso o pedido não tenha sido processado.
Como funciona o cancelamento de pedido na Shopee
É muito importante reforçar que, em ambos os casos citados acima, o cancelamento deverá ser aprovado pelo vendedor da loja, principalmente se a compra já tiver sido processada.
No entanto, há uma exceção: se você cancelar o pedido dentro de 1 hora após o pagamento ser efetuado, o cancelamento é automático, sem precisar passar pela aprovação do vendedor.
Ainda vale citar que, para cada pedido, você só pode pedir o cancelamento uma vez. Se o vendedor rejeitar sua solicitação ou se o processo para cancelar pedido na Shopee for retirado, você não poderá abrir um novo cancelamento para a mesma compra.