Como cancelar um pedido na Shopee

Como cancelar um pedido na Shopee

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 30 de Junho de 2022 às 13h00
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Cancelar pedido na Shopee é tão simples quanto comprar no marketplace. Para compras efetuadas em até uma hora, o cancelamento é instantâneo. Depois, o vendedor precisa aprovar a solicitação.

Além dessas características, é preciso estar atento às condições de cancelamento de compra na Shopee, uma vez que a plataforma só permite abrir o processo em casos específicos. Veja, a seguir, como cancelar um pedido na Shopee e em quais situações é possível recorrer.

Como cancelar compra na Shopee

Você pode cancelar pedido na Shopee usando o site web da plataforma, no PC, ou o aplicativo para celular. Lembrando que cancelar é diferente de fazer devolução de produto na Shopee. Para casos em que você queira devolver o item, você precisará estar com o pedido em mãos.

No computador:

  1. Acesse “shopee.com” (sem aspas) no navegador e faça login na sua conta;

  2. Passe o mouse em cima do seu nome de usuário, no canto superior direito, e clique em “Minhas Compras”;

  3. Nas abas "Pagamento pendente" ou “Em preparação”, localize o pedido e clique em “Mais”, abaixo do valor;

  4. Clique em “Cancelar Pedido”;

  5. Selecione um motivo e confirme o cancelamento em “Cancelar Pedido”.
Como cancelar um pedido na Shopee no computador (Captura de tela: Caio Carvalho)

No celular:

  1. Abra o aplicativo da Shopee no Android ou iPhone;

  2. Faça login na sua conta e toque em “Eu”, no canto inferior direito;

  3. Toque em "A Pagar" ou “Preparando”, abaixo de “Minhas compras;

  4. Toque no pedido que você quer cancelar e vá em “Cancelar pedido”, no final da tela;

  5. Selecione um motivo e confirme o cancelamento em “Cancelar Pedido”.
Como cancelar um pedido na Shopee no celular (Captura de tela: Caio Carvalho)

Quando você pode cancelar pedido na Shopee

A Shopee só permite abrir uma solicitação para cancelar um pedido em apenas duas situações:

  • Se a compra for cancelada antes do envio: para casos em que você quer cancelar pedido na Shopee antes do item aparecer na aba “Em preparação/Preparando”. O cancelamento, então, precisará ser aprovado pelo vendedor;
  • Se a compra não for entregue no prazo: para casos em que você não receber o pedido dentro do prazo máximo de entrega. Ao final do prazo, a Shopee mostrará uma nova data, e é aí que você terá a opção de cancelar o pedido. O cancelamento também precisará ser aprovado pelo vendedor caso o pedido não tenha sido processado.

Como funciona o cancelamento de pedido na Shopee

É muito importante reforçar que, em ambos os casos citados acima, o cancelamento deverá ser aprovado pelo vendedor da loja, principalmente se a compra já tiver sido processada.

No entanto, há uma exceção: se você cancelar o pedido dentro de 1 hora após o pagamento ser efetuado, o cancelamento é automático, sem precisar passar pela aprovação do vendedor.

Ainda vale citar que, para cada pedido, você só pode pedir o cancelamento uma vez. Se o vendedor rejeitar sua solicitação ou se o processo para cancelar pedido na Shopee for retirado, você não poderá abrir um novo cancelamento para a mesma compra.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.