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Como cancelar uma compra no cartão de crédito | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Janeiro de 2024 às 09h20

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Pexels/Pixabay
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É importante que todo consumidor saiba como cancelar uma compra no cartão de crédito. O processo pode variar entre os diversos estabelecimentos e bancos, mas é uma boa opção que pode te poupar dinheiro, sobretudo se a cobrança for indevida.

No geral, a principal maneira de solicitar o cancelamento da compra é através da própria loja onde você adquiriu o produto, seja online ou física. Boa parte das empresas oferecem até sete dias para que o pedido seja feito, então vale ficar atento e não deixar para a última hora.

Como cancelar uma compra no cartão

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Este passo a passo é mais geral, mas segue um processo bastante comum entre os estabelecimentos online. Confira:

  1. Entre em seu perfil da loja por app ou navegador;
  2. Acesse a página de pedidos;
  3. Encontre o produto da compra que deseja cancelar;
  4. Selecione a opção para cancelar;
  5. Você receberá uma mensagem de confirmação.

Caso você queira cancelar uma compra no cartão de crédito feita em uma loja física, será necessário seguir até o local e fazer a solicitação pessoalmente.

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É comum que o estorno leve um tempo, pois a loja precisa comunicar o banco do cancelamento e realizar o pedido da devolução do dinheiro. Se a transação foi feita por maquininha, o processo pode ser mais demorado, uma vez que o prazo de notificação é de até 15 dias.

Quando posso cancelar uma compra no cartão?

Para realizar o cancelamento e obter o dinheiro de volta, o cliente deve apresentar razões válidas para o estorno. O Código de Defesa do Consumidor prevê algumas hipóteses, como:

  • Presença de defeitos;
  • Cobranças indevidas;
  • Cancelamento da venda;
  • Pagamento sem entrega do produto ou fornecimento do serviço;
  • Desistência da compra pelo consumidor em até sete dias a partir da assinatura ou recebimento do item (apenas para compras online ou feitas por ligação telefônica).
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Se houver algum valor indevido na sua fatura — após uma compra ou não —, entre em contato com a loja e solicite que a cobrança seja cancelada. Nessa situação, é interessante informar também a operadora do cartão de crédito.

Muitos aplicativos de bancos têm a opção de contestar uma compra no menu do cartão de crédito. Também é possível entrar em contato com a central de atendimento, cujo número está impresso no próprio cartão. Por outro lado, você pode ser penalizado pela Justiça caso faça uma contestação considerada de má-fé.

Em caso de negativas tanto do estabelecimento quanto do banco, uma alternativa pode ser recorrer a plataformas como Reclame Aqui e, caso haja violação de direitos, Consumidor.gov e Procon