Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CCleaner, já criticado pela Microsoft, agora estaria apagando dados do Firefox

Por| 05 de Agosto de 2020 às 21h15

Link copiado!

CCleaner, já criticado pela Microsoft, agora estaria apagando dados do Firefox
CCleaner, já criticado pela Microsoft, agora estaria apagando dados do Firefox

Recentemente, o software de limpeza de disco CCleaner passou por um papelão ao ser categorizado pelo Windows 10 como um “programa potencialmente indesejado” — afinal, ele estava oferecendo outros aplicativos durante sua instalação, prática encarada pelo Windows Defender (antivírus nativo do sistema operacional) como desleal por não requisitar autorização explícita do usuário para adicionar tais complementos.

Como se tal gafe não fosse o suficiente, o programa — que é gerenciado pela Piriform, empresa do grupo Avast — está dando uma nova dor de cabeça aos seus utilizadores. O CCleaner estaria, segundo relatos de sites estrangeiros, apagando dados e extensões do navegador Mozilla Firefox mesmo sem a sua autorização. Infelizmente, quando isso ocorre, é impossível recuperar as informações que foram deletadas.

Ao que tudo indica, o problema está no fato de que, em sua mais recente compilação (versão 79), o navegador alterou a forma e o local em que ficam guardadas as preferências do usuário. Visto que o CCleaner não identifica essa mudança, ele acaba “varrendo” tais dados para o lixo sem perceber que eles são importantes para o utilizador. Ou seja: se você usa o Firefox 79 e o CCleaner, tome cuidado ao executar o limpador.

Continua após a publicidade

Por enquanto, para evitar que tal remoção acidental aconteça, é necessário colocar o seguinte caminho na “lista branca” de diretórios que não devem ser limpos pelo CCleaner: “Exclude1=PATH|%AppData%MozillaFirefoxProfiles*|*.sqlite-shm;*.sqlite-wal||0|0|24”. É bem provável, porém, que o software emita uma atualização em breve para se adequar à nova estrutura do Firefox.

Fonte: Pplware