Apague definitivamente os dados de seu disco rígido

Por Luciana Zaramela
photo_camera Divulgação

Computadores são verdadeiros acumuladores de dados, e levam bem a sério essa história de salvar informações. Você sabia que, mesmo formatando seu disco rígido (ou HD), seus dados não são totalmente apagados e podem ser recuperados?

A formatação comum do disco rígido não é 100% eficaz e não apaga definitivamente todos os arquivos lá contidos. Se não houver sobrescrita, isto é, se novos arquivos não ocuparem o lugar dos antigos, sendo "gravados por cima" na região do disco, os dados de outrora ficam armazenados. Em outras palavras, isso quer dizer que nem senhas fortes nem a formatação do disco isentam um usuário de recuperar algo confidencial.

Aí você se pergunta: afinal, como faço para apagar de vez os dados que um dia foram gravados no meu HD? Bem, como nada é absoluto, isso é praticamente impossível. O que podemos fazer é utilizar programas que podem ajudar a limpar ao máximo os rastros deixados por antigos dados, fazendo com que a grande maioria deles seja excluída ou fique extremamente difícil de recuperar.

HD de safira

Zero Fill: o método mais eficiente de limpeza de dados

Um disco rígido virgem, recém saído da fábrica, possui o valor binário zero em cada bit. E existe um método que reproduz esse estado intacto do HD, conhecido como Zero Fill. Como o nome indica, este método grava zeros em cada setor da unidade até chegar à capacidade completa e consegue aproximar ao máximo o estado do seu disco ao de um novinho em folha.

SeaTools for DOS

Se você possui um HD e deseja limpá-lo por completo, tornando praticamente impossível a recuperação de arquivos, pode seguir o método Zero Fill e utilizá-lo novamente como se fosse zero. Mas antes, lembre-se de salvar seus arquivos mais importantes, de todas as partições, em um local seguro.

Cada fabricante de HD disponibiliza o aplicativo correto para a realização deste método de formatação. Portanto, descubra a marca de seu HD, entre no site do fabricante e baixe o software correto para a formatação. A principal recomendação para a execução do Zero Fill é quando há algum problema ou falha no desempenho do hardware, desde que este não seja mecânico. É possível recuperar HDs inteiros se houver erros de formatação ou de alocação de arquivos (no screenshot: SeaTools for DOS, solução para HDs Seagate).

Atenção: aplicar o Zero Fill a um disco IDE ou SATA destrói todos os dados contidos na unidade. Certifique-se de utilizar a ferramenta mais adequada para seu modelo de disco.

Outros aplicativos

Nem todos os fabricantes disponibilizam em seu site um aplicativo destinado à execução do Zero Fill (como é o caso da Toshiba). Mas, não se desespere: existem aplicativos compatíveis com a maioria dos discos do mercado e também outros programas que podem ser bastante úteis na tarefa de eliminar de vez os arquivos presentes no seu HD.

AceErase

Screenshot do AceErase File Shredder

Nós selecionamos cinco dos mais baixados do mercado:

Ferramenta que destrói arquivos sensíveis utilizando os métodos mais seguros: NISPOM e GUTMANN. Deleta permanentemente sem deixar rastros.

Remova permanentemente arquivos e pastas de seu disco rígido, eliminando a possibilidade de recuperação de dados.

Realize a limpeza de seu disco de modo seguro, limpando cada setor do HD ou de qualquer outro tipo de mídia, assim como partições individuais, tornando os arquivos irrecuperáveis.

Elimine arquivos e pastas de modo seguro, impedindo a restauração de arquivos deletados por programas do tipo Undelete. Não deixa rastros.

Elimine permanentemente os arquivos e documentos do seu computador de modo que a sua recuperação seja praticamente impossível.

E aí, pronto para iniciar a formatação e eliminação definitiva dos dados do seu disco rígido? Lembre-se que, por mais eficiente que seja o método, ainda é possível recuperar arquivos ocultos nas profundezas do disco. Por mais que os fabricantes e desenvolvedores afirmem que os programas de destruição de arquivos não deixam rastros, ainda pode ser que um expert consiga recuperar algum dado. Existem profissionais qualificados e especialistas em recuperação de dados que podem conseguir resgatar arquivos de um HD formatado com as melhores ferramentas do mercado. Portanto, se seu objetivo é vender ou passar para frente um disco rígido que já conteve dados sensíveis ou confidenciais, é melhor pensar duas vezes antes de fazê-lo.