Publicidade

Apague definitivamente os dados de seu disco rígido

Por| 10 de Julho de 2014 às 06h10

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Computadores são verdadeiros acumuladores de dados, e levam bem a sério essa história de salvar informações. Você sabia que, mesmo formatando seu disco rígido (ou HD), seus dados não são totalmente apagados e podem ser recuperados?

A formatação comum do disco rígido não é 100% eficaz e não apaga definitivamente todos os arquivos lá contidos. Se não houver sobrescrita, isto é, se novos arquivos não ocuparem o lugar dos antigos, sendo "gravados por cima" na região do disco, os dados de outrora ficam armazenados. Em outras palavras, isso quer dizer que nem senhas fortes nem a formatação do disco isentam um usuário de recuperar algo confidencial.

Aí você se pergunta: afinal, como faço para apagar de vez os dados que um dia foram gravados no meu HD? Bem, como nada é absoluto, isso é praticamente impossível. O que podemos fazer é utilizar programas que podem ajudar a limpar ao máximo os rastros deixados por antigos dados, fazendo com que a grande maioria deles seja excluída ou fique extremamente difícil de recuperar.

Continua após a publicidade

Zero Fill: o método mais eficiente de limpeza de dados

Um disco rígido virgem, recém saído da fábrica, possui o valor binário zero em cada bit. E existe um método que reproduz esse estado intacto do HD, conhecido como Zero Fill. Como o nome indica, este método grava zeros em cada setor da unidade até chegar à capacidade completa e consegue aproximar ao máximo o estado do seu disco ao de um novinho em folha.

Se você possui um HD e deseja limpá-lo por completo, tornando praticamente impossível a recuperação de arquivos, pode seguir o método Zero Fill e utilizá-lo novamente como se fosse zero. Mas antes, lembre-se de salvar seus arquivos mais importantes, de todas as partições, em um local seguro.

Continua após a publicidade

Cada fabricante de HD disponibiliza o aplicativo correto para a realização deste método de formatação. Portanto, descubra a marca de seu HD, entre no site do fabricante e baixe o software correto para a formatação. A principal recomendação para a execução do Zero Fill é quando há algum problema ou falha no desempenho do hardware, desde que este não seja mecânico. É possível recuperar HDs inteiros se houver erros de formatação ou de alocação de arquivos (no screenshot: SeaTools for DOS, solução para HDs Seagate).

Atenção: aplicar o Zero Fill a um disco IDE ou SATA destrói todos os dados contidos na unidade. Certifique-se de utilizar a ferramenta mais adequada para seu modelo de disco.

Outros aplicativos

Nem todos os fabricantes disponibilizam em seu site um aplicativo destinado à execução do Zero Fill (como é o caso da Toshiba). Mas, não se desespere: existem aplicativos compatíveis com a maioria dos discos do mercado e também outros programas que podem ser bastante úteis na tarefa de eliminar de vez os arquivos presentes no seu HD.

Continua após a publicidade

Screenshot do AceErase File Shredder

Nós selecionamos cinco dos mais baixados do mercado:

Continua após a publicidade

Ferramenta que destrói arquivos sensíveis utilizando os métodos mais seguros: NISPOM e GUTMANN. Deleta permanentemente sem deixar rastros.

Remova permanentemente arquivos e pastas de seu disco rígido, eliminando a possibilidade de recuperação de dados.

Continua após a publicidade

Realize a limpeza de seu disco de modo seguro, limpando cada setor do HD ou de qualquer outro tipo de mídia, assim como partições individuais, tornando os arquivos irrecuperáveis.

Elimine arquivos e pastas de modo seguro, impedindo a restauração de arquivos deletados por programas do tipo Undelete. Não deixa rastros.

Continua após a publicidade

Elimine permanentemente os arquivos e documentos do seu computador de modo que a sua recuperação seja praticamente impossível.

E aí, pronto para iniciar a formatação e eliminação definitiva dos dados do seu disco rígido? Lembre-se que, por mais eficiente que seja o método, ainda é possível recuperar arquivos ocultos nas profundezas do disco. Por mais que os fabricantes e desenvolvedores afirmem que os programas de destruição de arquivos não deixam rastros, ainda pode ser que um expert consiga recuperar algum dado. Existem profissionais qualificados e especialistas em recuperação de dados que podem conseguir resgatar arquivos de um HD formatado com as melhores ferramentas do mercado. Portanto, se seu objetivo é vender ou passar para frente um disco rígido que já conteve dados sensíveis ou confidenciais, é melhor pensar duas vezes antes de fazê-lo.