4 programas para limpar seu PC com Windows e remover arquivos antigos

Por Ariane Velasco | 03 de Maio de 2020 às 10h00
Microsoft

Um computador lento ou com memória cheia pode ser um empecilho para diversas tarefas durante o dia, principalmente para quem o utiliza para trabalhar ou estudar, mas também para quem quer simplesmente curtir o tempo livre assistindo séries, vídeos no YouTube ou fazendo postagens nas redes sociais.

Felizmente, existem diversos aplicativos gratuitos para Windows que podem ajudar na hora de limpar seu PC e deixá-lo mais rápido. Quer saber quais são eles? Continue lendo!

CCleaner

Outro app para limpar o PC bom e gratuito é o CCleaner, que é um dos mais completos e torna possível fazer uma varredura completa em todos os programas para apagar cache, cookies e outros dados desnecessários.

O programa está disponível tanto na versão gratuita quanto na profissional e professional plus. A primeira permite otimizar o funcionamento do computador e proteger sua privacidade, enquanto a profissional permite, além disso, atualizar o software para reduzir riscos na segurança, fazer uma limpeza profunda, proteger o PC contra arquivos indesejados, limpar o histórico e atualizar o PC automaticamente.

A versão profissional pro torna possível, além de todos os recursos já citados, fazer a manutenção do disco rígido do computador, recuperar arquivos e identificar problemas variados que possam estar atrapalhando o funcionamento do computador.
Os valores, atualmente, são:

  • CCleaner Profissional: R$ 39,00 por 1 ano e somente para 1 PC;
  • CCleaner Profissional Plus: R$ 60 por 1 ano e possibilidade de usar em 3 PCs diferentes. Inclui também as assinaturas do PRO CCleaner, Recuva, Defraggler e Speccy, todos aplicativos que ajudam na manutenção do PC.
O menu do CCleaner permite navegar entre arquivos desnecessários (Captura de tela: Ariane Velasco)

Adwcleaner

Outra alternativa de app para limpar o PC é o Adwcleaner, que tem como foco principal a eliminação de adwares - os anúncios que são exibidos em barras no navegador e podem atrapalhar a navegação na internet. Além disso, ele é um ótimo app para quem quer limpar o PC dos chamados junkwares, que são aplicativos instalados em conjunto com outros programas (mesmo sem que você tenha solicitado).

O download do programa é gratuito e a limpeza costuma ser bem rápida. Além disso, sua interface é intuitiva e permite realizar verificações rápidas.

Ele ocupa pouco espaço no armazenamento do PC e coloca, automaticamente, arquivos que podem causar danos à máquina em "quarentena" - ou seja, para deletá-los de uma vez por todas, é só acessar a opção "Quarantine", no menu do lado esquerdo do app. Sem dúvida, é uma boa opção para quem quer um app para limpar o PC que seja confiável e eficiente.

App para limpar o PC: o AdwCleaner é uma opção leve e eficiente (Captura de tela: Ariane Velasco)

Spybot Search & Destroy

Desconfiado de que existe algum malware em seu computador que os antivírus mais básicos não estão dando conta de detectar? Tente limpar o PC com a ajuda do Spybot Search & Destroy, um app que pode ser baixado gratuitamente e realizam uma varredura completa na máquina.

A versão do Spybot com antivírus requer uma licensa, mas se o seu intuito for só realizar uma varredura para limpar o PC, é possível fazer isso de graça. O arquivo é um pouco mais pesado do que o Adwcleaner.

Para iniciar a varredura em seu PC usando o Spybot Search & Destroy, selecione a opção "Scan system". Embora o app seja eficiente para limpar seu PC, vale ressaltar que sua instalação vem com um navegador "de brinde" - já que o foco do programa é malware, não junkware. Para não ocupar memória desnecessária na máquina, é só desinstalá-lo, mas se você não quer programas indesejados em seu PC, vale recorrer a outras opções.

Spybot Search & Destroy: ferramenta poderosa contra malwares (Captura de tela: Ariane Velasco)

Malwarebytes Anti-malware

O Malwarebytes Anti-malware foi criado pela mesma empresa do Adwcleaner e é um app que limpa o PC e o protege contra vírus e, especialmente, malwares. Além disso, ele realiza uma varredura inteligente no computador.

O download do Malwarebytes pode ser feito gratuitamente através do site. O período de teste é válido por 14 dias. Ao fim dele, o programa poderá ser usado como gratuito (mas com limitações) ou o usuário pode optar por comprar uma licença e continuar usando todas as ferramentas que ele disponibiliza. Para iniciar uma varredura, é só clicar em "Análise".

Malwarebytes Premium: app limpa o PC e também protege contra vírus (Captura de tela: Ariane Velasco)

Limpando o PC manualmente

Já, se você não tem espaço nem mesmo para baixar nenhum dos apps acima ou se o seu computador está lento demais para isso, tente fazer a limpeza manualmente, desinstalando programas, aplicativos e arquivos desnecessários. Para isso:

Passo 1: na busca do menu iniciar, busque por “Configurações”. Depois, clique em “Armazenamento”.

Você também pode alterar os locais de salvamento dos arquivos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: clique em “Meu computador” para acessar a unidade de disco de seu PC. As informações sobre o espaço ocupado em disco e o que é ocupado por cada tipo de arquivo serão exibidas.

Prefira deletar arquivos que não comprometam o funcionamento do PC (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: selecione os programas desejados e selecione “Desinstalar” para liberar espaço no PC. Você também pode excluir imagens, documentos e qualquer outro arquivo salvo que não seja usado.

Para excluir imagens e documentos, volte para a tela anterior (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: uma vez que você tenha se livrado de todos os arquivos desnecessários, é só voltar na tela “Armazenamento” para ver quanto espaço foi liberado e instalar o app para limpar PC que desejar. Fácil, não é mesmo?

Você sabia que existiam tantos apps para limpar PC disponíveis gratuitamente? Já usou algum deles antes? Conte pra gente nos comentários e nos deixe saber sua opinião!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.