Cada vez mais poderoso: 4 coisas que você pode fazer no Bloco de Notas
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

O Bloco de Notas do Windows por muito tempo foi conhecido pela sua estrutura simples, com recursos limitados para fazer anotações. Contudo, nos últimos dois anos, o editor de textos recebeu novas funcionalidades, incorporando até mesmo ferramentas de inteligência artificial (IA).
- Não quer IA no Bloco de Notas? Veja como desativar no Windows 11
- O que é Copilot? Como funciona a IA da Microsoft
Esse processo de renovação do Bloco de Notas aconteceu quase paralelamente à descontinuação do tradicional WordPad, que teve o fim decretado pela Microsoft em 2023.
Desde então, o Bloco de Notas passou a incorporar recursos voltados à edição e formatação, tornando-se cada vez mais útil aos usuários — mesmo sem atingir a complexidade do Word dentro do sistema da Microsoft.
4 recursos adicionados ao Bloco de Notas
As funcionalidades adicionadas ao Bloco de Notas do Windows nos últimos dois anos oferecem agora uma nova experiência aos usuários dentro da plataforma. Entre os recursos integrados, estão:
- Tabelas;
- Formatação de texto e links;
- Salvamento automático;
- Assistente com inteligência artificial.
1. Tabelas
Uma das maiores mudanças no Bloco de Notas é a possibilidade de inserir tabelas para estruturar as anotações no documento. O recurso pode ser acionado na barra de formatação, permite adicionar ou remover linhas e colunas, e é essencial para manter listas organizadas.
Por enquanto, esse recurso está disponível apenas para testadores no Programa Windows Insider, nos canais Canary e Dev do Windows 11.
2. Formatação de texto e links
A mesma barra de formatação que está recebendo o recurso de tabelas já conta com outras opções voltadas ao estilo dos textos. Usuários podem agora editar trechos em negrito ou itálico, bem como adicionar hiperlinks.
Também é possível destacar títulos e intertítulos, a fim de otimizar a leitura na plataforma. Com essas atualizações, o Bloco de Notas passou a ser ainda mais útil para rascunhos de e-mails, por exemplo.
3. Salvamento automático
Quem utiliza o Bloco de Notas há bastante tempo sabe o que era conviver com o medo de fechar o aplicativo sem querer e perder todo o conteúdo. Felizmente, o editor conta agora com a funcionalidade de salvamento automático, permitindo fechar a janela e retomar o trabalho exatamente de onde parou.
4. Assistente de IA
A Microsoft também fez questão de que o Bloco de Notas acompanhasse as evoluções no mundo das IAs e integrou o Copilot — a inteligência artificial da big tech — ao editor. É possível usar a ferramenta para ações como resumir e reescrever textos, alterar o formato e o tom, ou tornar o conteúdo mais curto ou longo.
Uma atualização permite também utilizar o copilot para auxiliar na interptetação de trechos do texto. Esse recurso, contudo, ainda não foi disponibilizado a todos os usuários.
Confira também no Canaltech:
- Microsoft leva agentes de IA para Word, Excel e PowerPoint; confira novidades
- Microsoft Store ganha opção para baixar vários apps de uma só vez no Windows
- Atualização do Windows 11 transforma qualquer PC em um ‘AI PC’; veja o que mudou
VÍDEO: Adeus, Windows 10! 👋 A Microsoft encerrou o suporte, e agora é hora de dar um upgrade