Aprenda a colocar áudio no Status do WhatsApp

Por Matheus Bigogno Costa | 06 de Fevereiro de 2020 às 14h40
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

O WhatsApp possui diversos recursos de mídia para imagens, vídeos e áudios. Porém, ele não permite baixar áudios diretamente do celular e também não permite que áudios de conversas sejam compartilhados diretamente no Status do aplicativo.

Neste tutorial, vamos utilizar o VLC Media Player para deixar o áudio rodando no fundo do celular enquanto você grava diretamente um vídeo no Status do WhatsApp.

O tutorial foi realizado em um Moto G7 Play com o sistema Android 9.0 Pie, porém, ele poderá ser realizado em qualquer dispositivo e sistema operacional compatível com o WhatsApp e com o VLC. Confira abaixo.

Colocar áudio no Status do Whatsapp

Passo 1: vá à App Store ou na Play Store e efetue o download do VLC Media Player para seu dispositivo. Instale e permita que ele acesse a memória interna do seu smartphone.

Vá na Play Store ou App Store e baixe o VLC Media Player (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: na barra de menu, selecione a opção de “Áudio” e vá à aba “Trilhas” para exibir os arquivos de áudio que estão salvos no smartphone.

No Menu do VLC, selecione a opção "Áudio" e vá até a aba de "Trilhas" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: selecione o áudio que você gostaria de abrir e toque para reproduzi-lo, mas clique para pausá-lo logo em seguida. Cuidado para não fechar o VLC no processo.

Pause o vídeo assim que selecioná-lo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: abra o WhatsApp e vá direto para a aba de Status.

Vá ao WhatsApp e selecione a opção de "Meu Status" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: volte para o VLC e dê novamente o Play. Volte para o WhatsApp e comece a gravar como se fosse um vídeo. Uma dica que você pode seguir é tampar a frente da câmera para que o vídeo saia com um fundo preto.

Volte ao VLC para dar o play novamente no áudio e volte ao WhatsApp para gravar o vídeo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: você ainda pode fazer comentários extras no vídeo caso o áudio já tenha acabado. Não selecione a opção GIF, pois ela irá retirar o som do vídeo. Você pode ainda ajustar o tempo de duração do Status e, para enviar, basta selecionar a seta verde.

Edite o vídeo da forma que você preferir e ele estará pronto para enviar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Para baixar áudios no celular usando o Google Drive ou iCloud

Para este tutorial, utilizamos o Google Drive diretamente do smartphone.

Passo 1: selecione o áudio que você gostaria de fazer o download. Áudios de outras pessoas podem ser selecionados e compartilhados diretamente pelo menu superior. Para compartilhar áudios próprios, vá à opção de três pontos lateral e selecione a opção “Compartilhar”.

Selecione o áudio que você quer compartilhar com o iCloud ou o Google Drive (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: com o menu aberto, selecione a opção do Google Drive ou do iCloud.

Selecione o Google Drive para que seja feito o upload do arquivo de áudio (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: o upload do áudio será feito diretamente em sua conta e estará disponível para download logo em seguida.

Para baixá-lo para seu celular, basta selecionar o ícone de três pontos acima do arquivo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: para efetuar o download, selecione o menu de três pontos acima do arquivo. Selecione a opção “Download” em seguida para que o arquivo seja baixado diretamente em seu celular.

Para fazer o download, selecione a opção "Download" que está na parte inferior das opções (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: com o áudio baixado, você poderá agora utilizá-lo diretamente no VLC e seguir os passos anteriores para colocá-lo diretamente no Status do WhatsApp.

Com o áudio baixado, você pode executar os passos para compartilhá-lo no Status do WhatsApp com o VLC (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Para baixar áudios no seu dispositivo usando o WhatsApp Web

Passo 1: abra o WhatsApp Web e selecione o áudio que você gostaria de fazer o download no menu de dropdown que fica acima da mensagem. Selecione a opção “Baixar” para que ele faça o download do arquivo diretamente no computador.

No WhatsApp Web selecione a opção de dropdown do áudio que você quer baixar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: para enviar o áudio novamente, você pode enviá-lo diretamente para você no WhatsApp Web arrastando o documento. Ao ser enviado, seu smartphone efetuará o download diretamente na memória.

Você pode arrastar o áudio diretamente para a conversa que ele será enviado (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: com o áudio baixado no smartphone, agora basta seguir os passos com o VLC para usá-lo diretamente no Status do WhatsApp.

Pronto! Agora você pode gravar vídeos diretamente do WhatsApp com os áudios que você quer colocar no Status.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.