Apple e Meta discutem parceria para integrar serviços de IA, diz site
Por André Lourenti Magalhães |
A Apple segue em busca de novas parcerias para reforçar o Apple Intelligence, pacote de serviços de IA da empresa: de acordo com o site Wall Street Journal, a Maçã discute um possível acordo com a Meta para integrar os modelos de IA da empresa de Mark Zuckerberg no iOS, no iPadOS e no macOS.
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Durante a WWDC, a Apple anunciou uma parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT à Siri — o chatbot poderia ser usado para tarefas criativas ou para realizar pesquisas mais aprofundadas, por exemplo. Porém, a Gigante de Cupertino reforçou que também trabalhava para trazer mais modelos de IA generativa para os dispositivos.
De acordo com a matéria original, a Apple também teria entrado em contato com outros nomes importantes do mercado de inteligência artificial, como Google, Anthropic (criadora do Claude) e Perplexity. — além da Meta, obviamente. O objetivo seria dar liberdade ao usuário para escolher qual modelo usar na hora de executar diferentes tarefas.
A negociação com a Meta ainda está em andamento e ainda não é possível apurar termos específicos. A empresa de Mark Zuckerberg é uma das mais ativas no segmento de IA generativa e lançou o modelo de linguagem Llama 3 (o mais poderoso da companhia até o momento) em abril deste ano.
Vale lembrar que a Apple supostamente não pagou nada para a OpenAI no acordo pelo ChatGPT: segundo o site Bloomberg, a Maçã “paga” pelo serviço com a exposição da tecnologia aos produtos da empresa. Além disso, a Gigante de Cupertino ficaria com uma fatia das novas assinaturas do ChatGPT Plus feitas diretamente pelos aparelhos — algo parecido com o que já ocorre na App Store.
Trégua entre rivais
A potencial parceria chama a atenção pelas empresas envolvidas, visto que Apple e Meta já se envolveram em rusgas no passado. Estima-se que a Gigante das Redes Sociais teve um rombo bilionário no faturamento em 2022 após a mudança na política de privacidade da Maçã. O motivo seria o recurso App Tracking Transparency, que exige o consentimento do usuário para permitir o rastreamento de dados, teria afetado a receita das redes sociais com anúncios.
Além disso, Zuckerberg alfinetou a Apple e o Google no começo do ano, durante audiência no Congresso dos EUA: na ocasião, disse que não era responsabilidade da Meta monitorar a idade dos jovens em seus respectivos apps, mas sim dos recursos de controle parental da App Store e da Google Play Store.
Portanto, um novo acordo mostraria como a IA pode mudar as relações entre as empresas no mercado. A própria integração do ChatGPT com o Apple Intelligence já é um exemplo disso, pois a desenvolvedora OpenAI já recebeu investimentos da Microsoft, grande rival da Apple no mercado de computadores.
Fonte: Wall Street Journal