Publicidade

Apple não vai pagar para usar o ChatGPT na Siri, diz site

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Junho de 2024 às 08h09

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

A integração da Siri com o ChatGPT é um dos maiores destaques das novas gerações dos softwares da Apple. A Maçã, no entanto, não vai desembolsar um centavo para a OpenAI para levar a plataforma aos seus dispositivos — é o que mostra uma reportagem do site Bloomberg veiculada na última quarta-feira (12).

Foco na divulgação 

Os detalhes foram revelados ao jornalista Mark Gurman por pessoas a par do assunto que não foram identificadas. Segundo o periódico, no lugar de receber dinheiro da Apple pela inserção do chatbot nos iPhones, iPads e Macs, a OpenAI será "paga" com exposição, pois o ChatGPT será levado para milhões de dispositivos de uma só vez.

Continua após a publicidade

A aproximação entre as empresas também não tem a perspectiva de gerar uma “receita considerável”, ainda de acordo com a reportagem. Contudo, com o uso mais intenso do ChatGPT, a OpenAI tem a oportunidade de faturar com assinaturas do ChatGPT Plus, que libera modelos mais avançados, oferece o DALL-E para gerar imagens e custa US$ 20 mês.

De tabela, a Apple poderia faturar com as comissões da App Store através das assinaturas feitas pelo aplicativo oficial do ChatGPT, caso os usuários se interessem pelo chatbot ao utilizá-lo no dia a dia pela integração do Apple Intelligence. Por esse caminho, o ChatGPT Plus sai por R$ 99 ao mês no Brasil.

As empresas não se manifestaram sobre o assunto até o momento da publicação.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

ChatGPT no iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia

O acordo entre as empresas está ligado aos últimos lançamentos da Apple, apresentados durante a abertura da WWDC 2024. Na segunda-feira (10), a empresa introduziu o Apple Intelligence, seu novo pacote de inteligência artificial (IA) para produtos do seu ecossistema, que estará disponível no iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.

Além dos recursos que rodam com modelos próprios e com processamento no dispositivo, sem depender de um servidor na nuvem, os sistemas operacionais também terão uma integração direta com o ChatGPT. Assim, ao fazer perguntas pela Siri, os utilizadores poderão acessar o chatbot para receber respostas dos seus comandos.

A integração ainda garante algumas vantagens em termos de privacidade, pois a Apple promete que a OpenAI não terá acesso ao endereço de IP dos usuários. As solicitações feitas por um produto da Apple também não serão armazenadas pela dona do ChatGPT.

Continua após a publicidade

Quem possui uma assinatura dos planos pagos, como o ChatGPT Plus, também poderá conectar a sua conta para explorar os recursos mais avançados.

Só em inglês

A integração com o chatbot da OpenAI faz parte do Apple Intelligence, que será distribuído a poucos dispositivos junto com iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia. No entanto, nesse primeiro momento, a Apple vai liberar o pacote para aparelhos configurados no inglês dos Estados Unidos.

A Apple pretende disponibilizar a IA em mais idiomas no ano que vem.

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg