Publicidade

Smartwatch da Samsung terá função para preservar a bateria

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

O Galaxy Watch 8 ganhou uma nova função que promete aumentar a vida útil do relógio. Trata-se da opção “proteção da bateria”, que a Samsung introduziu de maneira considerada discreta. 

A função foi descoberta nas configurações do Galaxy Watch 8, e limita o carregamento quando a bateria atinge 90%. A recarga é retomada quando o nível cai para 85%. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em geral, baterias de lítio em celulares e outros eletrônicos funcionam melhor quando a carga passa mais tempo longe dos extremos — seja 0% ou 100%. A Samsung pensou exatamente nisso ao aplicar a funcionalidade. 

Modelos anteriores do Galaxy Watch tinham apenas duas opções de carregamento nas configurações de bateria. 

Uma delas era "Mostrar informações de carregamento", que controlava se o dispositivo exibia o nível da bateria durante o carregamento. A outra opção era "Ligar automaticamente", que determinava se o relógio ligava sozinho ao ser conectado ao carregador. 

Ainda não está claro se o recurso chegará a modelos antigos com a atualização One UI 8 Watch ou se será exclusivo para os novos lançamentos. 

Limitar recarga de bateria aumenta durabilidade

Esse tipo de limitação na recarga de bateria é presente em diversos modelos de smartphones, que geralmente param em 80%. 

É possível que a Samsung tenha optado por 90% para garantir que a autonomia de seu relógio seja boa o suficiente entre cada recarga. 

Continua após a publicidade

A longevidade da bateria é um problema ainda mais importante em produtos como relógios inteligentes e fones de ouvido. Afinal, esse tipo de item não costuma ser trocado a cada ano, assim como pode acontecer com os celulares. 

A Apple, por sua vez, tem um recurso semelhante no Apple Watch. No caso da Maçã, há uma configuração automática que limita o carregamento se a bateria não for totalmente esgotada durante o dia, e o produto for recarregado todas as noites. 

Diferentemente da solução da Samsung, a da Apple é ativada de forma automática.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech:

Veja abaixo a opinião do Canaltech sobre os novos celulares dobráveis da Samsung: