Novo Apple Watch vai ter câmera integrada para ajudar IA, diz Gurman
Por Vinícius Moschen |

A Apple deve colocar câmeras integradas nas próximas gerações do relógio inteligente Apple Watch, segundo informações do analista Mark Gurman. O componente deve ajudar o acessório a cumprir funções de inteligência artificial (IA), entre outros objetivos.
Para isso, a câmera funcionaria em conjunto com o recurso de Visual Intelligence, já disponível nos iPhones mais recentes. A funcionalidade serve para que o dispositivo possa identificar objetos e outros elementos que estão em volta, além de dar informações contextuais sobre eles.
Na prática, isso significa que o relógio poderia dar direções a partir da identificação de uma placa na rua, entre diversos outros usos.
Portanto, o conjunto óptico não estaria apto para realizar chamadas de vídeo via FaceTime, mesmo que a lente deva ficar posicionada na região do display do Apple Watch. Na variante Ultra, o componente é esperado na lateral, perto do botão com coroa.
Segundo rumores anteriores, a Apple também está com a intenção de adicionar câmeras nos fones de ouvido AirPods. Assim como ocorre no caso dos relógios, a intenção seria ampliar os recursos integrados a soluções de IA.
Novo Apple Watch Ultra é esperado com mensagens via satélite
O Apple Watch Ultra 3, novo modelo voltado para quem faz trilhas ou outras aventuras, deve ganhar suporte para o envio de mensagens via satélite.
Trata-se de um recurso já visto nos celulares da Apple desde o iPhone 14. Ele serve para permitir a comunicação em áreas fora da cobertura de redes móveis ou Wi-Fi.
Grande parte das aplicações da comunicação via satélite ocorre em emergências, o que tende a acontecer com mais frequência para o público-alvo do Apple Watch Ultra — ou seja, aventureiros, mergulhadores e trilhadores, por exemplo.
A chegada da comunicação via satélite é esperada como um ponto-chave para a Apple divulgar seu novo relógio. Afinal, ele ficaria mais próximo de concorrentes feitos pela Garmin, que já trazem a funcionalidade.
Também foi dito que a Apple deve abandonar as plataformas Intel para a conectividade móvel, e adotar um chip da MediaTek com suporte para 5G RedCap — ou seja, uma versão de baixo consumo do 5G, voltada para dispositivos vestíveis. Para referência, os Apple Watch atuais ainda são limitados ao 4G LTE.
Ainda não foi divulgada uma data específica para o lançamento dos novos relógios da Apple, mas é possível que eles cheguem juntamente com a linha iPhone 17. Os novos celulares são esperados para o mês de setembro.
Leia mais no Canaltech:
- Samsung admite que travou soundbars com atualização; saiba como resolver
- Galaxy S26 Ultra terá duas câmeras de 200 MP e S Pen com Bluetooth, aponta site
- Xiaomi lança óculos que tocam música e fazem ligações; conheça