SOS Emergência do iPhone 14 tem primeiro pedido por satélite registrado
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Depois de ter sido apresentado pela Apple durante o evento do iPhone 14 em setembro, o modo de SOS Emergência por Satélite teve seu primeiro pedido de socorro registrado. O caso aconteceu com uma pessoa que andava de snowmobile, no Alasca.
- iPad 10 é desmontado mostrando fortes semelhanças com iPad Air
- Apple pagará R$ 259 milhões para enterrar fiasco do teclado borboleta em MacBook
De acordo com o departamento de saúde pública local, a comunicação foi feita no último dia 1º de dezembro, por volta das duas horas da madrugada. O sinal do iPhone foi recebido pelas autoridades com a localização do GPS, o que foi fundamental nas buscas.
A equipe de quatro pessoas foi capaz de localizar o homem, e transportá-lo para a unidade de tratamento mais adequada. Não foram registrados ferimentos entre os envolvidos no caso.
Segundo relatos divulgados pelo portal MacRumors, os oficiais ficaram impressionados com a agilidade e eficiência do sistema. Outro ponto elogiado foi o nível de detalhamento das informações repassadas para a equipe de emergência.
Não foi divulgado o motivo oficial que impossibilitou o deslocamento do snowmobile — porém, é provável que ele tenha sofrido algum problema mecânico, ou mesmo tenha ficado preso na neve.
SOS Emergência por Satéite é novidade do iPhone 14
Mesmo que tenha sido mostrado há quase três meses, o SOS Emergência via Satélite só entrou em operação algumas semanas atrás. O serviço é exclusivo para alguns países selecionados, como os Estados Unidos e o Canadá.
O sistema utiliza a comunicação via satélite para chamar pelo resgate, em uma solução integrada com serviços oficiais. Nos EUA, por exemplo, ele é ativado automaticamente quando o usuário ligar pelo 911, o famoso número de emergência.
Porém, é possível testar o recurso com um modo demo disponível no próprio aplicativo. Neste caso, basta acessar Configurações > SOS de emergência > SOS de emergência via satélite > Experimentar demonstração.
Recurso já existia em produtos Garmin
Antes mesmo de sua inauguração, o serviço de emergência já tinha alternativas semelhantes em outros produtos. Um deles é o inReach Messenger, dispositivo da Garmin que pode ser pareado com qualquer smartphone moderno.
Dados revelados pela Garmin indicam que as atividades de caminhadas e trilhas são as que mais geram pedidos de socorro. Elas são seguidas pelo ato de dirigir, pilotar motos, escaladas e passeios de barco.
Além disso, as lesões físicas aparecem como a motivação mais comum para os comunicados com equipes especializadas. Outros casos ainda incluem problemas médicos, acidentes de trânsito, atolamento e problemas com veículos.
O serviço de SOS Emergência deve ser expandido ainda neste mês para países como França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. Mais locais devem completar a lista no ano que vem, mas o Brasil ainda não foi confirmado.
Fonte: 9to5Mac