Publicidade

Quais smartwatches permitem responder mensagens no WhatsApp?

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Julho de 2022 às 09h45

Link copiado!

Alexey Demidov/Pexels
Alexey Demidov/Pexels

Muito além de mostrar as horas, os smartwatches possuem funções importantes para o monitoramento da saúde e auxiliam em várias atividades do dia a dia. Por isso, muitos usuários buscam por dispositivos capazes de responder mensagens do WhatsApp. Então, o CanalTech separou quatro modelos que apresentam esse recurso.

Antes de indicar os modelos de smartwatches, é importante explicar alguns pontos. Embora o WhatsApp seja um dos mensageiros mais populares do mundo, a plataforma da Meta não possui versões dedicadas para os sistemas operacionais de relógios inteligentes.

Uma das soluções mais simples é configurar o acessório para receber as notificações do app instalado em um smartphone sincronizado. Assim, alguns modelos oferecem recursos que permitem enviar respostas padrões ou digitar mensagens personalizadas.

Continua após a publicidade

Neste guia, selecionamos quatro modelos de smartwatches com diferentes sistemas operacionais que permitem a interação com o WhatsApp.

Apple Watch Series 7

O Apple Watch Series 7, assim como outros relógios inteligentes da Maçã com o sistema WatchOS 8.0 ou superior, podem receber e responder mensagens do WhatsApp. Para isso, o usuário deve acionar as opções de notificações no app Watch para iOS.

Continua após a publicidade

Vale mencionar que o recurso não permite iniciar uma conversa, apenas responder às mensagens com textos padrões da interface (“Olá”, “OK”, “Estou a caminho”). Entretanto, o relógio permite criar respostas personalizadas com o recurso de reconhecimento de voz e enviá-la para outra pessoa.

Para responder uma mensagem do WhatsApp, o usuário deve clicar na notificação e, em seguida, em “Responder”. Então, a pessoa pode escolher uma das frases padrões ou apertar o microfone do Apple Watch para ditar a mensagem que será transcrita.

Continua após a publicidade

Samsung Galaxy Watch 4

Lançada em agosto de 2021, a linha Samsung Galaxy Watch 4 da Samsung usa o sistema Wear OS do Google. Através do app Galaxy Wearable para dispositivos Android, o usuário pode configurar o relógio inteligente para receber e responder às mensagens do WhatsApp.

Assim como o Apple Watch, o Galaxy Watch 4 apenas responde às notificações recebidas. Além de respostas padrões do sistema, o smartwatch permite usar o Samsung Keypad, o Google Gboard, emojis ou o microfone para criar respostas personalizadas.

Continua após a publicidade

Ao clicar na notificação e ler a mensagem, o usuário pode escolher uma das opções citadas acima ou responder usando o celular. Lembrando que o relógio precisa estar conectado ao smartphone via Bluetooth para essa ação.

Samsung Galaxy Watch 3

A série Galaxy Watch 3, assim como modelos mais antigos de smartwatches da Samsung, usa o sistema operacional próprio Tizen. Semelhante ao Galaxy Watch 4, o app Galaxy Wearable deve ser usado para configurar as notificações do WhatsApp.

Continua após a publicidade

Entretanto, o modelo oferece menos formas de responder às mensagens usando o relógio. A interface tem algumas respostas prontas, mas o usuário pode ditar uma mensagem usando o microfone, enviar emojis ou escrever um texto usando um teclado virtual no formato T9 semelhante aos primeiros celulares.

Sempre que o usuário receber uma notificação e visualizar todo o conteúdo, a pessoa encontrará os três ícones: um microfone, um emoji e um teclado. Mas se desejar algo mais dinâmico, basta girar a coroa para ver a lista de respostas rápidas.

Continua após a publicidade

Huawei Watch GT 3

O Huawei Watch GT 3 e os demais smartwatches da marca chinesa adotam o sistema operacional próprio HarmonyOS. Então, a interface permite receber notificações do WhatsApp após um ajuste de configuração com o app Huawei Health (ou Huawei Saúde).

Depois de acionar as notificações, os donos do dispositivo podem responder com emojis, usar respostas rápidas padronizadas ou acionar o microfone para ditar um texto. Para mais, também é possível usar um teclado virtual para escrever as mensagens.

Continua após a publicidade

Um diferencial é que as respostas padrões podem ser customizadas usando o Huawei Health. Então, o usuário pode criar mensagens mais pessoais e conforme as próprias necessidades.

Essas foram as quatro dicas de smartwatches — e sistemas operacionais — que conseguem responder a mensagens do WhatsApp. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com mais pessoas interessadas no tema.

Fonte: Weareble (1,2,3), Tizen Help, Huawei