Qual a diferença entre smartwatch e smartband?

Por Matheus Bigogno Costa | 04 de Julho de 2020 às 20h30

Apesar de, em muitos casos, serem visualmente parecidos e até mesmo possuírem funções semelhantes, um smartwatch e uma smartband são dispositivos do tipo wearable (vestível) que possuem diversas diferenças significativas.

Além da independência de recursos, duração da bateria e do design, uma das maiores diferenças entre os dois dispositivos está no preço. Se você está pensando em adquirir um deles, deve ficar atento e avaliar qual dos gadgets melhor atende às suas necessidades.

Confira abaixo neste artigo as principais diferenças entre um smartwatch e uma smartband:

1. Independência dos recursos

Uma das primeiras diferenças que pode ser elencada diz respeito à independência dos recursos de cada um dos gadgets.

Um smartwatch funciona de forma mais independente, sem precisar ficar conectado todo tempo a um smartphone. Já uma smartband depende diretamente de conexão com o smartphone para realizar suas funções.

Apesar de receber inúmeras notificações do celular como mensagens, ligações, uma smartband não é capaz de acessar nenhum dos apps de forma independente. Isso acontece porque a smartband acaba tendo um foco muito maior no monitoramento físico dos usuários.

Uma smartband é mais voltada para funções de monitoramento de exercícios (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

O smartwatch consegue ser mais independente, permitindo acessar alguns apps e redes sociais sem que seja preciso tirar o celular do bolso. Apesar disso, o wearable ainda exige que os usuários façam a conexão Bluetooth com os seus celulares para exibir monitoramentos mais detalhados.

2. Duração da bateria

Com mais recursos e mais autonomia, é natural que a bateria de um smartwatch acabe durando menos do que a de uma smartband. Ainda é preciso ficar atento, pois o uso constante de um smartwatch e a necessidade de várias cargas em curtos períodos de tempo pode impactar na vida útil do dispositivo.

E isso indica um ponto positivo das smartbands: o tempo de duração da bateria é bastante alto. A bateria da linha Mi Band da Xiaomi, por exemplo, mesmo com uso constante, pode ter a duração aproximada de 30 dias sem precisar de uma carga extra.

3. Design

É muito comum encontrar à venda diversos modelos de smartwatches e smartbands que são visualmente parecidos. Mas, ainda assim, outras características acabam ficando bastante em evidência, como o peso.

Um smartwatch acaba sendo bem mais pesado que uma smartband, porque possui mais componentes internos que são capazes de permitir que o dispositivo funcione de forma mais independente.

Um smartwatch acaba mantendo um design mais próximo de um relógio (Imagem: Reprodução)

Apesar disso, muitos modelos de smartwatch tentam não sair do padrão de design que se pareça de fato com um relógio, com visores mais largos. Já uma smartband possui uma tela bem menor e tenta manter um visual mais parecido com uma pulseira.

4. Preço

Um dos maiores diferenciais de um smartwatch e uma smartband está no preço. Um smartwatch possui mais opções de recursos, maior independência e até mesmo um visor maior. Todos estes fatores impactam diretamente no preço dos dispositivos, o que acaba tornando um smartwatch mais caro do que uma smartband convencional.

Smartwatch ou smartband? Qual comprar?

Se, ainda assim, você está na dúvida de qual destes dispositivos comprar, um dos principais fatores que pode ser decisivo para responder a esta pergunta é analisar: quais as suas necessidades e quanto você está disposto a gastar.

Para usos mais autônomos, sem precisar destravar o celular ou tirá-lo do bolso, a melhor opção é comprar um smartwatch. Mas, fique atento, pois nem todos os smartwatches podem ser compatíveis com o seu celular

Modelos como os da Apple são compatíveis apenas com os próprios dispositivos da empresa. Para mais informações sobre compatibilidade de smartwatch, você pode acessar o artigo abaixo:

Se o preço é um fator dominante na hora de comprar, considere comprar uma smartband. Além de baixo custo, uma smartband tem funções muito precisas de monitoramento de exercícios físicos e alguns modelos conseguem até mesmo monitorar o sono dos usuários.

E você, possui um smartwatch ou uma smartband? Deixe nos comentários qual o modelo que você possui e se ele atende bem às suas necessidades.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.