Publicidade

Quais smartwatches permitem medir temperatura no Brasil?

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Dezembro de 2023 às 10h00

Link copiado!

Rafael Damini/Canaltech
Rafael Damini/Canaltech
Galaxy Watch 6

A medição de temperatura por meio de smartwatches é um recurso que não costuma aparecer em muitos modelos, mas mesmo assim é possível encontrar opções no mercado brasileiro. Em geral, a função pode ser encontrada em relógios mais avançados, e com foco em benefícios para a saúde e bem-estar.

Galaxy Watch 6

O relógio inteligente da Samsung é capaz de medir a temperatura da pele e de objetos próximos por meio do Thermo Check. Trata-se de uma opção adicionada pela empresa nos modelos das linhas Galaxy Watch 6 e Watch 5, que possuem termômetros integrados.

Continua após a publicidade

Com o aplicativo, é possível identificar a temperatura de superfícies diversas, comidas ou da água com poucos toques na tela, e sem a necessidade de contato direto com os objetos em que a medição é realizada.

Contudo, análises já mostraram que o Thermo Check pode ser pouco prático em algumas situações, já que o sensor fica na parte inferior do relógio. Ou seja, é preciso retirar ele do pulso para posicioná-lo perto da superfície desejada.

Além disso, também foram identificadas algumas inconsistências na medição, em que os resultados obtidos são diferentes dos vistos em equipamentos profissionais.

Continua após a publicidade

O Galaxy Watch 6 pode ser encontrado em diversas varejistas nacionais, ou mesmo na loja oficial da Samsung. Além do modelo padrão, o relógio também é listado em sua variante Classic.

Apple Watch Ultra 2 e Watch Series 9

Os principais relógios da Apple também trazem suporte para medições de temperatura, mas neste caso a função é voltada especificamente para identificar as condições de quem usa o relógio. Por meio do modo Foco Sono, o vestível mostra dados após cinco noites, com detalhes sobre a temperatura da camada externa da pele.

Continua após a publicidade

Portanto, a princípio ele não é indicado para mensurar a temperatura de outros elementos, como a comida ou outras superfícies. Porém, também é possível monitorar a temperatura do pulso a qualquer momento por meio do app Saúde, com resultados em poucos segundos.

O Apple Watch Ultra 2 e Series 9 podem ser comprados por meio do site oficial da Apple, ou nas principais lojas nacionais. Juntamente com o Galaxy Watch 6, os relógios costumam ser destacados em promoções no Canaltech Ofertas.

Outros relógios que medem temperatura

Além dos relógios cuja medição de temperatura funciona no Brasil, outros modelos trazem o recurso em outros países selecionados. Afinal, esse tipo de função geralmente precisa passar por aprovação de órgãos de saúde locais, o que pode acontecer de forma diferente em cada nação.

Continua após a publicidade

É o caso de modelos como:

  • Garmin Venu 3, Fenix 7 e outros: o relógio da Garmin possui mensuração da temperatura da pele durante o sono, o que pode ser relacionado com a atividade recente, ambiente de dormir, potenciais doenças e mais. Contudo, a função é listada apenas na versão estadunidense do site, e não aparece na página brasileira da marca.
  • Fitbit Sense 2, Versa 3 e outros: assim como ocorre no caso do relógio da Garmin, a medição de temperatura da pele é listada no site da marca nos Estados Unidos. Contudo, a marca não vende o produto no Brasil por meio de seus portais oficiais, e por isso não é possível garantir que a função seja disponibilizada no país.
  • Huawei Watch Fit 2: mesmo que o recurso seja citado em algumas análises e outros conteúdos divulgados por portais especializados, o monitoramento de temperatura não é citado oficialmente pela marca. Além disso, as informações não estão integradas a qualquer pacote de saúde ou bem-estar que o relógio oferece.