Apple destaca Watch 9 PRODUCT(RED) e faz doações para combate à AIDS
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Seguindo sua tradição anual de trazer novidades no Dia Mundial de Combate à AIDS, como parte da campanha de conscientização da doença, a Apple destacou na última sexta-feira (1) a versão PRODUCT(RED) do Apple Watch Series 9 e revelou uma coleção de mostradores inspirados no tom vermelho que representa a (RED), organização que incentiva doações ao Fundo Global de Combate à AIDS. A gigante também aproveitou a oportunidade para revelar ações que preparou para angariar recursos para a iniciativa.
- Menino de 10 anos quer que Apple mude desenho do emoji de nerd
- Apple premia brasileiros na lista de melhores apps de 2023
Todo ano, a Apple lança uma nova versão de um de seus produtos com a tonalidade vermelha da (RED), associação criada para estabelecer parcerias com empresas para reverter parte do valor de vendas de dispositivos tematizados em doações para o Fundo Global — esses modelos são destacados pelo nome PRODUCT(RED). Normalmente, ainda que divida espaço com alguns acessórios, o iPhone é o principal aparelho da Maçã a fazer parte da campanha, mas a marca agiu diferente em 2023.
O produto de destaque da vez é o Apple Watch Series 9, modelo básico do relógio inteligente da gigante apresentado originalmente em setembro. Mantendo o design e os recursos da geração anterior, o acessório tem como maiores mudanças o processador S9 SiP, o uso de tecnologia UWB para localização de alta precisão do iPhone conectado, bem como a adição de gestos com as pontas dos dedos para navegação.
Como de costume, a variante PRODUCT(RED) vem em tonalidade vermelha intensa, estando disponível apenas para o corpo em alumínio, e trazendo na caixa a Sport Band da cor tema. Hoje (1), o kit recebe uma coleção de mostradores em vermelho, incluindo New Palette, Solar Analog, Metropolitan, World Time, Numerals Mono, Gradient, Stripes e Typograph.
Quem esperava pelo lançamento de um iPhone 15 PRODUCT(RED) deve ficar desapontado, já que o smartphone premium mais recente da empresa de Cupertino ficou de fora do projeto. Vai ser preciso investir no iPhone 14, ou em uma das cases customizadas para o programa, caso queiram dar uma cara mais única ao celular e consequentemente ajudar nas doações.
Apple fará doações para Fundo Global
Além dos mostradores e do destaque ao Apple Watch, a Maçã anunciou uma série de iniciativas desenvolvidas para coletar mais recursos para o Fundo Global, e conscientizar os usuários sobre a AIDS. Entre hoje (1) e a próxima segunda-feira, 5 de dezembro, a Apple doará os valores de compras feitas exclusivamente dentro dos games MONOPOLY GO!, Gardenscapes e EA Sports FC Mobile.
A companhia também anunciou que, para cada compra feita com o Apple Pay no site da marca, no aplicativo ou em Apple Stores físicas, US$ 1 (~R$ 5) será convertido em doação. Por fim, uma campanha intensa de conscientização será feita nos EUA. Usuários do Apple Books poderão ler livros de ficção e não ficção voltados para o combate à AIDS, enquanto o Apple Podcasts disponibilizará gravações que narram a epidemia do vírus HIV e contam histórias de ativistas, artistas e "outras pessoas comuns".
Séries e filmes que mostram o custo humano da epidemia do HIV e de AIDS serão disponibilizados na aba Assista Agora do Apple TV, e uma seleção de músicas de artistas africanos — a África subsaariana concentra mais de dois terços das pessoas soropositivas do mundo — poderá ser ouvida no Apple Music.
Preço e disponibilidade
O Apple Watch Series 9 na versão PRODUCT(RED) está disponível no site oficial da Apple — a novidade é uma opção de cor, não tendo impacto no preço original do acessório. Assim sendo, os valores partem de US$ 399 (~R$ 1.960) no exterior, e de R$ 4.999 no Brasil. Por sua vez, a pulseira Sport Band PRODUCT(RED) pode ser adquirida separadamente, nos tamanhos de 41 mm e 45 mm, custando US$ 49 (~R$ 245) no exterior, e R$ 499 no mercado brasileiro.