Menino de 10 anos quer que Apple mude desenho do emoji de nerd
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O menino inglês Teddy, de 10 anos, criou uma petição online para que a Apple mude o desenho do emoji de nerd (🤓). Em entrevista à BBC, o garoto argumenta que o design atual do teclado da Maçã é “ofensivo e insultante” e “torna absolutamente horrível para pessoas que usam óculos”. Além disso, o jovem já elaborou um desenho alternativo, com óculos mais finos e um sorriso simples.
- De 38 a arminha d'água: a polêmica história do emoji de pistola
- WhatsApp pode ter opção para postar stories no Instagram
A reportagem explica que Teddy percebeu a proposta ofensiva do emoji ao conversar com um primo. Ele, então, levou as queixas para uma professora chamada Lisa, que ajudou a criar a petição na escola e depois na internet.
Para o garoto, o principal problema está na forma em que a figura afeta as pessoas que usam óculos: “eles fazem as pessoas achar que somos nerds e é horrível. Eu me sinto triste e desapontado, e se eu acho ofensivo, existem milhares de pessoas no mundo que também acham. Gosto de usar óculos porque eles me fazem enxergar melhor e ficam estilosos”, explica.
A alternativa de Teddy é um emoji de sorriso com uma armação de óculos mais fina e sem mostrar os dentes da frente. O pedido viralizou no X (antigo Twitter) e até o momento a Apple não se posicionou sobre o caso.
Emoji de nerd varia em cada plataforma
O desenho de rosto sorrindo com óculos está presente nos teclados desde 2015. Inclusive, não é pejorativo ou coloquial chamá-lo de “emoji de nerd”: o próprio consórcio Unicode, responsável por codificar e categorizar todos os pictogramas e caracteres dos teclados, usa essa nomenclatura.
Alguns aplicativos até usam o comando “nerd face” (“rosto nerd”, em tradução livre) para ativá-lo. A Apple, por sua vez, usa a descrição “Rosto sorrindo com óculos”.
O emoji sempre teve um design que carrega o estereótipo da pessoa nerd retratada em filmes e séries dos anos 90: um rosto que usa óculos de armação grande (em alguns casos, está até “remendada” com fita adesiva) e tem os dentes frontais saltados ou com algum aparelho ortodôntico.
Com o passar dos anos, algumas empresas mudaram o visual do emoji e removeram alguns desses símbolos. Google, Facebook e WhatsApp não exibem mais os dentes saltados, enquanto o Zap ainda removeu a armação de óculos com fita adesiva. Talvez, com a repercussão, a Apple siga o mesmo caminho.
É importante reforçar que o mesmo emoji pode ter um visual diferente em cada plataforma: isso acontece porque o consórcio Unicode cria uma definição sobre o desenho, mas cada empresa tem a liberdade de produzi-lo conforme as próprias identidades da marca.