Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi detalha novo sistema de resfriamento "borboleta" do Mi Mix Fold

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Abril de 2021 às 17h20

Link copiado!

Divulgação/Xiaomi
Divulgação/Xiaomi
Mi Mix Fold

No final de março, a Xiaomi se mostrou pronta para confrontar Samsung e Huawei ao anunciar seu primeiro smartphone dobrável, o Mi Mix Fold. Resgatando sua renomada linha premium, a empresa equipou no aparelho tecnologias até então inéditas, como a lente líquida capaz de variar sua distância focal, e algumas novidades próprias com grandes implicações para o futuro da empresa, como o chip Surge C1.

Outra grande novidade que não recebeu tanta atenção quanto outros aspectos foi o sistema de resfriamento do Mi Mix Fold. Chamado pela Xiaomi de "Butterfly Cooling", trata-se de um conjunto composto por uma enorme câmara de vapor, que se estende em ambos os lados do telefone, associado a gel térmico e diversas folhas de grafite.

Continua após a publicidade

A tecnologia se destaca justamente por se estender através da dobradiça, algo que não havia sido feito até então, e que demandou grande investimento em pesquisa. Hoje, em publicação na rede social chinesa Weibo, a Xiaomi detalhou o funcionamento do Butterfly Cooling e o que precisou fazer para atingir eficiência térmica superior a de seus rivais.

O desequilíbrio de temperatura

Segundo a gigante chinesa, o maior desafio que enfrentou durante o desenvolvimento do sistema de resfriamento do Mi Mix Fold foi o desequilíbrio entre as duas metades do telefone. Um dos lados, no qual o processador é abrigado, gerava muito mais calor que o outro. Além disso, a posição do celular, dobrado ou desdobrado, influencia na dissipação do calor.

Continua após a publicidade

Para lidar com isso, a Xiaomi equipou o Mi Mix Fold com "a mais luxuosa e avançada tecnologia de dissipação de calor multi-dimensional da indústria". Na prática, como dito anteriormente, a fabricante combinou múltiplos elementos de dissipação para turbinar a remoção de calor dos componentes mais importantes. Além de uma câmara de vapor, há folhas de grafite, gel térmico e folha de cobre.

O grande segredo, no entanto, está no "túnel de transferência de calor" que liga as duas metades do dobrável. Composto de grafite resistente a dobras, o túnel traz uma "junta biônica com micro airbags", que permite que o calor trafegue entre os lados do aparelho mesmo quando dobrado. Isso faz com que o Mi Mix Fold tenha uma área de dissipação de calor muito maior que a de smartphones convencionais.

A Xiaomi também deu alguns detalhes sobre o processo necessário para tornar a folha de grafite do túnel dobrável. A técnica envolve aquecer o material a 2.800 ºC, e promete perdas de apenas 3% a 5% na eficiência de dissipação de calor mesmo após ser dobrado em 180º por mais de 200.000 vezes.

Continua após a publicidade

Mi Mix Fold começa a ser vendido hoje na China

Primeiro smartphone dobrável da Xiaomi, o Mi Mix Fold traz especificações bastante robustas e não se destaca apenas pelo sistema de resfriamento. O dispositivo conta com chipset Snapdragon 888, tela interna de 8,01 polegadas 4:3 Super AMOLED com resolução Quad HD+ e brilho máximo de 900 nits, além de tela externa de 6,52 polegadas 27:9 Super AMOLED com resolução de 2520 x 840 pixels, taxa de atualização de 90 Hz e brilho de 900 nits.

Há ainda até 16 GB de RAM, até 512 GB de armazenamento, câmera tripla com sensor principal de 108 MP e telefoto com lente líquida, bateria de 5.020 mAh com carregamento rápido de 67 W, quad speakers com otimizações da Harman Kardon, suporte ao 5G e Wi-Fi 6E. O aparelho começa a ser vendido hoje (16) na China, com preços que partem dos 9.999 yuan (cerca de R$ 8.612, em conversão direta).

Continua após a publicidade

Fonte: TuttoAndroid, GSMArena