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Xiaomi despenca e dá espaço para Honor na Europa; Samsung também cai

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Matheus Melo/ Canaltech
Matheus Melo/ Canaltech

Um novo relatório da agência de mercado Counterpoint Research mostrou como está o panorama no mercado europeu de smartphones. A pesquisa apontou uma queda de 4% nas vendas gerais, que afetou mais a marcas como a Xiaomi e a Samsung

É a primeira vez que a quantidade de aparelhos remetidos cai na história recente. A queda foi atribuída à incerteza econômica, mudanças tarifárias e uma demanda mais fraca por parte dos consumidores. 

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Também foi dito que o cenário reflete um mercado em transição, com movimentações significativas entre as marcas.

Neste contexto, a Honor liderou o crescimento do setor na Europa, com alta de 20% ano a ano no primeiro trimestre de 2025. Com isso, a marca se tornou a quarta maior fabricante do continente, impulsionada pela diversidade de produtos e estratégia agressiva de mercado, de acordo com os analistas. 

a Xiaomi enfrentou retração de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. A pressão do mercado e o aumento da concorrência foram os principais fatores que afetaram as vendas da marca chinesa.

Embora exista um contraste na comparação ano a ano, ressalta-se que a Xiaomi ainda tem uma participação de mercado maior que a Honor, com 16% contra 4%, respectivamente. 

A Apple manteve trajetória positiva, com aumento de 2% em relação ao primeiro trimestre de 2024. O iPhone 16e foi considerado o principal motor de crescimento, ainda que preços altos tenham limitado a expansão da demanda.

Por sua vez, a Samsung registrou queda de 2% entre os períodos, segundo a CounterPoint. A agência aponta que a série Galaxy S25 não conseguiu gerar o mesmo impacto inovador de lançamentos anteriores. 

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Já no mercado dos Estados Unidos, a situação é um pouco distinta. A quantidade de remessas cresceu 9%, com liderança da Apple, que tem 57% do mercado. 

A Motorola também ganhou tração nos EUA, alcançando 11% de participação no mercado. As vendas fortes da acessível série G e o foco no segmento pré-pago contribuíram para esse resultado, de acordo com os especialistas. 

Queda na Europa foi reforçada por outra agência

O relatório da Canalys também apontou quedas no mercado europeu, ainda que os resultados sejam ligeiramente diferentes. 

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A pesquisa mostra que o volume total de remessas foi de 32,4 milhões de unidades, com uma redução de 2% ano a ano. A baixa demanda no segmento de entrada foi apontada como o principal motivo para esse resultado.

A Samsung permaneceu como líder no continente europeu. Contudo, o crescimento das vendas foi quase imperceptível em relação ao ano passado. 

A série Galaxy S de celulares topos de linha atingiu volume recorde, com aumento de 12% em relação ao ano anterior. Confirmando a tendência de direcionamento aos aparelhos mais caros, o preço médio de venda da empresa também bateu a melhor marca histórica.

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Veja outros resultados apontados pela Canalys

  • A Apple ficou em segundo lugar, com remessas crescendo 10%. A forte demanda e o lançamento do iPhone 16e foram os principais responsáveis;
  • A Xiaomi teve uma queda de 2%, mas ainda completou seu 20º trimestre consecutivo entre as três marcas mais vendidas na Europa;
  • Honor não aparece entre as cinco maiores marcas na análise da Canalys;

Segundo Runar Bjørhovde, Analista Sênior da Canalys, fabricantes de smartphones focadas em aparelhos com preços abaixo de € 400 (cerca de R$ 2.571 em conversão direta) enfrentam grandes desafios. 

“Após a recuperação tímida no ano passado, diversas fabricantes superestimaram a demanda, e agora estão com excesso de estoques. A demanda de entrada também está lenta, como um resultado da saturação de demanda de reposição puxada para o fim do ano  passado.  O primeiro trimestre de 2025 teve o menor volume de celulares abaixo de € 400 (~R$ 1.285), e as marcas mais afetadas foram a Xiaomi e a Motorola.”
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O aumento na concentração de mercado entre Apple e Samsung tem gerado preocupação dentro do segmento. Além disso, para 2025, espera-se uma nova queda de 3% nas vendas de smartphones na Europa.

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