Top da Xiaomi terá novo chip Snapdragon antes do Galaxy S26 da Samsung
Por Vinícius Moschen |

A Xiaomi deve se adiantar à Samsung no lançamento de celulares com as plataformas mais avançadas da Qualcomm. Afinal, a linha Xiaomi 17 terá os processadores Snapdragon 8 Elite Gen 5 já no fim deste mês.
- Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar em 2025?
- Por que celulares chineses são tão caros no Brasil, mas os carros nem tanto?
A nova plataforma será lançada durante evento Snapdragon Summit já confirmado pela Qualcomm. Para efeito de comparação, a linha Galaxy S26 da Samsung deve chegar apenas em janeiro.
A empresa também apontou o novo nome comercial do chip, cuja estrutura “8 Elite Gen 5” mostra mais uma mudança na estratégia de nomenclatura da Qualcomm.
O novo processador da linha Xiaomi 17 será feito no processo de 3 nanômetros da TSMC, mais uma vez usando núcleos customizados Oryon.
Espera-se que a CPU atinja frequências máximas de 4,6 GHz. Já a versão “for Galaxy”, voltada para celulares Samsung, deve chegar a até 4,7 GHz.
Para efeito de comparação, o 8 Elite for Galaxy, já implementado na linha Galaxy S25, chega a 4,47 GHz.
Por sua vez, a GPU deve ter um novo design e frequências de 1,2 GHz para renderizações gráficas.
Na prática, o 8 Elite Gen 5 deve entregar uma pontuação próxima de 4,4 milhões na plataforma de testes AnTuTu. Se confirmado, o resultado pode representar um salto significativo em relação ao antecessor.
Xiaomi 17 — o que esperar
Rumores recentes apontam que a linha Xiaomi 17 deve ser composta por três modelos: 17 base, 17 Pro e 17 Pro Max.
O 17 e 17 Pro poderão ser posicionados como flagships compactos, enquanto o Pro Max se destacaria com tela maior e outros atrativos, como um display secundário traseiro.
Foi dito que os modelos menores terão telas de 6,3 polegadas, e baterias de até 7.000 mAh.
Por sua vez, o Xiaomi 17 Pro Max foi descrito como “o mais poderoso flagship da marca”, com tela de 6,8 polegadas e bateria de até 7.500 mAh.
O evento de lançamento da linha Xiaomi 17 está previsto para este mês no mercado chinês. No entanto, o modelo com disponibilidade global pode demorar mais.
Leia mais no Canaltech:
- Xiaomi vai mudar nome de seu celular top para copiar Apple; entenda
- 5 sinais de que está na hora de você trocar de celular
- Como fazer a bateria do seu Android durar mais em 8 dicas