Snapdragon 8 Gen 5 teria versões feitas pela Samsung e TSMC
Por Renan da Silva Dores • Editado por Léo Müller |
Mesmo que o Snapdragon 8 Gen 4 (ou 8 Elite, como apontaram alguns rumores) ainda não tenha sido lançado, informações sobre o Snapdragon 8 Gen 5, chip premium da Qualcomm para 2025, já começaram a circular. Ao que parece, a plataforma chegaria em duas versões fabricadas pela Samsung e TSMC, o que poderia ter impacto no desempenho. Mais do que isso, o chip contaria com configurações similares ao componente deste ano, mas empregando frequências de operação muito mais altas.
As informações foram divulgadas em uma postagem fechada do perfil The Undead na rede chinesa Weibo, e indicam que a Qualcomm planeja trabalhar com a política de dois fornecedores com o 8 Gen 5. A gigante taiwanesa TSMC produziria o processador usando o processo N3P de 3 nm, aguardado para estrear em 2025, enquanto a Samsung utilizaria seu próprio SF2, da classe de 2 nm.
Ainda segundo o perfil, o SM8850 (número de modelo pelo qual o 8 Gen 5 é conhecido no momento) manteria a configuração esperada para o 8 Gen 4, trazendo dois núcleos de máxima performance e seis voltados para a eficiência energética, com todos baseados em uma arquitetura proprietária. Especula-se ainda que teríamos frequências muito mais altas que as atuais, podendo atingir os 5 GHz, a ponto de colocar a solução "no topo do ranking do Geekbench 6".
No entanto, é nesse ponto em que veríamos as primeiras diferenças entre as variantes — os clocks elevados seriam uma característica exclusiva do modelo da TSMC. Apesar disso, e da ausência de informações da possível versão coreana, as expectativas são de que o Snapdragon fabricado pela Samsung tenha vantagens por utilizar um processo que, ao menos no papel, é mais avançado.
Rumores relacionados a uma possível aposta da Qualcomm em mais de um fornecedor não são novos, e já circulam há algumas gerações, com a Samsung sendo a alternativa mais citada. Mesmo assim, desde a chegada do Snapdragon 8 Plus Gen 1, a TSMC tem sido a fabricante exclusiva dos chips premium da série 8. Esse cenário seria consequência do baixo rendimento de produção da empresa coreana, resultando em um número muito limitado de chipsets aproveitáveis e consequente custo elevado de fabricação.
O fato é que as informações ainda são rumores e, mesmo que não sejam, tudo pode mudar até o lançamento do Snapdragon 8 Gen 5, especialmente ao considerarmos que estamos a mais de um ano de distância da estreia do chip — não se pode descartar um possível fornecimento exclusivo da TSMC, como ocorreu nas últimas gerações. Seja como for, mais detalhes devem começar a surgir nos próximos meses, conforme o componente avançar nos estágios de desenvolvimento.
Fonte: The Undead (em chinês), via PhoneArena