Publicidade

Todos os celulares da Samsung de 2014 em diante precisam ser atualizados

Por| 08 de Maio de 2020 às 22h40

Link copiado!

Reprodução/Pinterest
Reprodução/Pinterest
Tudo sobre Samsung

A Samsung começou a disponibilizar nesta semana uma atualização com o pacote de segurança de maio para diversos celulares Galaxy. Além de corrigir nove vulnerabilidades graves de Android e bugs do próprio sistema, a atualização também corrigiu uma falha crítica presente em celulares da linha Galaxy desde 2014.

O bug foi descoberto pela equipe de pesquisa do Google Project Zero em fevereiro, e permitia explorar as imperfeições da implementação do formato Qmage (.qmg), desenvolvido pela empresa sul-coreana Quramsoft para oferecer suporte aos Temas da Samsung em dispositivos Galaxy.

Continua após a publicidade

Segundo descobriu Mateusz Jurczyk, um dos pesquisadores da equipe, a vulnerabilidade permitia acessar a biblioteca de gráfico do Android, a Skia, sem a necessidade de qualquer ação do usuário. Isso acontece porque o Android redireciona todas as imagens enviadas para um dispositivo diretamente à Skia para serem processadas — sem o conhecimento do usuário.

Como dito acima, o pessoal do Google Project Zero descobriu a vulnerabilidade em fevereiro e reportou à Samsung para que houvesse uma correção no sistema. A atualização chegou apenas três meses depois.

Infelizmente, o patch mais recente ainda não está disponível para todos os smartphones Galaxy lançados desde 2014. Até o momento, somente as linhas Galaxy S20, Galaxy Z Flip, Galaxy Fold, Galaxy Note 10, Galaxy S10 e Galaxy A50 receberam a novidade. Naturalmente, celulares que já deixaram de receber atualizações de segurança continuarão vulneráveis a possíveis invasões.

Continua após a publicidade

De qualquer maneira, se você possui um dispositivo Galaxy e a atualização ainda não chegou, vá em Configurações > Atualização de software > Baixar e Instalar para verificar manualmente.

Fonte: ZDNet