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Bug da tela verde atinge diferentes celulares da Samsung; entenda

Por| 22 de Abril de 2020 às 08h36

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Reprodução/Digital Trends
Reprodução/Digital Trends

Na última quinta-feira (17), noticiamos uma falha na tela do Galaxy S20 Ultra — versão equipada com Exynos 990 5G — que surgiu após a atualização de abril. A princípio, o bug estaria relacionado especificamente à linha S20, mas inúmeras reclamações indicam que, na verdade, trata-se de um problema generalizado já reportado na linha Galaxy S desde meados do ano passado.

Segundo um usuário que nos contatou, um grave defeito na tela, principalmente das linhas Galaxy S9, S8 e S7, vem acontecendo após as recentes atualizações da Samsung. O problema é gradual: no começo, aparecem tons de verde na tela em determinados momentos, que chegam a inutilizar o aparelho em casos mais extremos — veja algumas fotos:

Problema de software?

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Assim como o Galaxy S20 Ultra, o problema estaria relacionado a um bug de software, visto que muitos usuários começaram a notar o problema da tela verde após a atualização de alguns aparelhos para o Android 10, versão mais recente do sistema do Google — e vale lembrar que, recentemente, a Samsung andou tendo dor de cabeça com o update para o Galaxy A71, que parece ter despertado um erro de hardware. Leia mais na matéria abaixo:

No entanto, é importante mencionar que, diferente do S20 Ultra, onde o problema está na incompatibilidade de alguns aplicativos no modo de 120 Hz, as linhas Galaxy S9, S8 e S7 trazem, por padrão, 60 Hz de taxa de atualização, fugindo de um bug isolado.

De acordo com apuração feita em fóruns de tecnologia e comunidades da Samsung (nacionais e internacionais), o primeiro estágio da falha são listras e tons de verde aparecendo na tela, independentemente de qual aplicativo esteja aberto. Segundo alguns usuários, no início, tais marcas somem após alguns procedimentos, como bloquear e desbloquear o aparelho ou reiniciá-lo — ainda assim, ainda é possível usá-lo.

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Já no segundo estágio, os usuários comentaram que os tons de verde se intensificaram, tornando quase impossível a visualização de informações na tela do smartphone, sendo necessário realizar um hard reset (redefinição forçada, em tradução livre) para voltar a utilizá-lo — em muitos casos, o problema continuou.

A princípio, uma das possibilidades para o erro seria a falta de compatibilidade da atualização disponibilizada pela Samsung e seu chipset próprio, Exynos. No entanto, percebemos que grande parte dos usuários que relataram a falha da tela verde era usuário de um Galaxy S9 — coincidentemente, o único modelo listado com processador Snapdragon. Ou seja, o problema pode ser mais complexo do que parece.

Samsung está ciente

Desde agosto de 2019, diversos usuários reportaram que entraram em contato com o suporte da Samsung acerca do defeito na tela de seus smartphones. Um dos usuários no fórum do Clube do Hardware contou que, em fevereiro deste ano, havia contatado a Samsung por três meios diferentes — Reclame aqui, Consumidor.gov e Procon — e foi instruído a levar o aparelho na autorizada para realizar o diagnóstico do problema. No entanto, qualquer custo seria coberto pelo usuário.

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Outra usuária contou no fórum que também entrou em contato com a autorizada da Samsung sobre o defeito, mas foi informada de que a não empresa não tem conhecimento do problema e que a própria consumidora teria que custear o diagnóstico e o possível reparo, já que o smartphone já havia passado da garantia.

O que diz a Samsung?

O Canaltech questionou a Samsung sobre as reclamações apresentadas pelos usuários em relação aos defeitos em outros modelos da marca. No entanto, a empresa apenas respondeu que está ciente que há um número limitado de smartphones Galaxy S20 Ultra com problemas na tela, e disponibilizará uma atualização de software para corrigir o mais rápido possível. Veja o posicionamento na íntegra:

“A Samsung está ciente da questão relatada, que aparece em um número muito limitado de smartphones Galaxy S20 Ultra. Planejamos fornecer uma atualização de software para corrigir o mais rápido possível.”
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Aos usuários do Galaxy S20 Ultra que notaram o bug da tela verde, o site SamMobile noticiou que a Samsung retirou a disponibilização da atualização que estava causando o problema. A empresa, também, já disponibilizou uma nova atualização para corrigir o problema no S20 Ultra.