Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony pode lançar novo sensor de 100 MP para celulares em breve

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Junho de 2022 às 16h55

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Tudo sobre Sony

Depois de a Samsung já ter lançado sensores de 108 MP como o ISOCELL HM3, e até mesmo um componente de 200 MP com o HP1, a Sony deverá aumentar suas opções no mercado de sensores de alta resolução para celulares com um representante de 100 MP. Os últimos rumores apontam que tal sensor já está em pleno desenvolvimento, e poderá chegar em aparelhos do Google, Apple e diversas outras marcas em breve.

Caso os iPhones futuros venham com uma câmera de 100 MP, será uma mudança brusca de estratégia em relação aos modelos que são conhecidos até o momento. Os últimos celulares da Apple foram marcados pelo desenvolvimento voltado para a área de software e processamento, enquanto os sensores ficaram na casa dos 12 MP.

Continua após a publicidade

Entretanto, a tendência é o aumento inevitável da resolução dos componentes. Informações prévias indicam que a linha iPhone 14 poderá contar com um sensor de 48 MP nos modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, capaz de realizar gravações de vídeos em 8K, entre outros recursos.

O Google já trilhou um caminho parecido com a última geração da linha Pixel, que ganhou um sensor ISOCELL GN1 de 50 MP após vários anos com o Sony IMX363 de 12,2 MP. Assim como no caso da Apple, os smartphones também ganharam diversas melhorias de otimização das imagens por meio de inteligência artificial e integração com o novo processador Tensor.

Ainda não são conhecidas informações extras sobre este novo sensor de 100 MP da Sony, mas o componente deverá ser equipado em smartphones intermediários. Atualmente, grande parte dos modelos nessa faixa costumam sair com câmeras principais de 50, 64 ou 108 MP.

Espera-se que este novo sensor da Sony faça parte da família IMX8, que ganhou seu primeiro representante com o IMX800 de 54 MP. Ele é utilizado na linha Honor 70, mas pode chegar em mais smartphones ao longo dos próximos meses.

Continua após a publicidade

Mais sensores da Sony e Samsung

Uma postagem feita pelo leaker Digital Chat Station indica que a Sony deverá apresentar em breve o IMX989 de 50 MP, peça que poderá estar no aguardado Xiaomi 12 Ultra. Espera-se que o sensor tenha grandes dimensões de quase 1 polegada — a marca já tem um sensor desse tamanho no Xperia Pro-I, mas ele tem 12 MP e é herdado das suas câmeras mirrorless.

O mesmo perfil também apontou que a Samsung pretende lançar um sensor ainda maior que o GN2, componente de 1/1,2 polegada e pixels de 1,4 μm — entretanto, não se sabe qual smartphone poderá estreá-lo.

Continua após a publicidade

Fonte: PhoneArena