Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony anuncia primeiro sensor de imagem de 128 MP com obturador Pregius

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Março de 2021 às 18h30

Link copiado!

Kim Becker/ Unsplash
Kim Becker/ Unsplash
Tudo sobre Sony

A Sony anunciou um novo sensor de imagem com a maior contagem efetiva de pixels até hoje. O CMOS IMX661 tem 127,68 megapixels e obturador Pregius, e tem como foco equipamentos industriais, mas pode chegar também a bens de consumo no futuro.

Em comparação com sensores de imagem de 1,1 polegada utilizados em equipamentos industriais atualmente, o IMX661 aumenta o número de pixels com um tamanho óptico quase 10 vezes maior. Além disso, o obturador Pregius, original da Sony, consegue capturar imagens em movimento sem distorção, e a configuração permite que a leitura de dados seja realizada até 4 vezes mais rápido que a geração anterior.

Com isso, o sensor de imagem é capaz de captar imagens em alta qualidade e inclusive fazer reconhecimento de objetos com incrível precisão.

Continua após a publicidade

As características técnicas incluem um sensor óptico de 56,73 mm com pixel de 3,45 μm, totalizando 127,68 milhões de pixels, ou quase 128 MP. De acordo com a Sony, é o primeiro sensor de imagem CMOS com obturador universal. O IMX661 foi desenvolvido para equipamentos industriais que precisam de imagens sem distorção de movimento.

A Sony pretende disponibilizar o sensor em duas variantes: uma para captar imagens em preto e branco e outra para imagens com cores. A ideia é utilizar em equipamentos de monitoramento e de videografia aérea, além de diversas aplicações industriais. O sensor começa a ser enviado para compradores interessados em abril de 2021.

Fonte: Sony