Publicidade

Snapdragon 8 Gen 3 e Dimensity 9300 podem aparecer em celulares intermediários

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Janeiro de 2024 às 07h45

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Tudo sobre Qualcomm

As linhas de celulares intermediários podem ganhar avanços significativos de performance em 2024, de acordo com rumores recentes publicados na rede social chinesa Weibo. Afinal, o conhecido perfil Digital Chat Station indicou que alguns modelos mais baratos podem trazer processadores como o Snapdragon 8 Gen 3 e o Dimensity 9300. 

A nova estratégia poderia fazer com que as fabricantes aumentem suas fatias de mercado, mesmo que as margens de lucro sejam reduzidas por conta dos altos custos dos processadores. 

Continua após a publicidade

Levantamentos anteriores já mostraram que o Snapdragon 8 Gen 3 teria um custo de produção mais caro, e próximo a US$ 160 (cerca de R$ 786) por unidade. Porém, o uso em aparelhos intermediários pode aumentar a quantidade de chips produzidos, o que reduziria este preço unitário.

Tal estratégia forçaria a MediaTek a fazer o mesmo com as suas plataformas, para evitar o encolhimento de sua participação no mercado. Analistas já indicaram que a companhia teria um potencial de crescer em 35% neste ano, com um processador que recebeu comentários positivos em sua geração mais recente.

Várias empresas já possuem aparelhos que ficam em uma faixa intermediária premium, que reúne características dos intermediários e dos topos de linha. É o caso de modelos recentes como o Realme 11 Pro Plus ou do Honor X50 GT, que não trazem os processadores mais poderosos, mas ainda têm elementos de flagships em suas fichas técnicas. 

Continua após a publicidade

Uma marca que deve apresentar seus intermediários com chips avançados é a Xiaomi, possivelmente em aparelhos da sua submarca Redmi. Contudo, nada foi confirmado nesse sentido até o momento. 

A disputa entre fabricantes de semicondutores deve esquentar ainda mais na próxima geração, com o lançamento de plataformas feitas no processo de 3 nanômetros. Tanto o Snapdragon 8 Gen 4 quanto o Dimensity 9400 são esperados com essa arquitetura, que promete gerar um salto significativo de performance e eficiência energética. 

Fonte: Weibo