Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o celular trava? Veja 5 dicas para te ajudar

Por| Editado por Bruno Salutes | 25 de Janeiro de 2022 às 10h10

Link copiado!

Adrien/Unsplash
Adrien/Unsplash

Seu celular tem travado bastante? Isso pode atrapalhar bastante quando acontece, né? Às vezes mesmo com o aparelho sendo mais “novo” com 1 ou 2 anos de uso, o sistema operacional pode começar a travar durante tarefas simples do dia a dia como abrir aplicativos. Só que nem sempre é fácil saber o que está fazendo seu celular travar.

Por isso, hoje separei algumas dicas. Nesta matéria, veja 5 dicas que podem te ajudar a resolver esse problema. Confira nas próximas linhas!

Baixe novas atualizações do sistema

Gente, as atualizações de sistema são um dos cuidados mais importantes que precisamos ter com os celulares. Instalar novas atualizações é muito importante para o bom funcionamento do celular. Afinal, elas trazem melhorias de desempenho, correções de erros (bugs) e principalmente novas atualizações de segurança.

Então, manter seu dispositivo atualizado é essencial para reduzir travamentos e ter um desempenho melhor. Em smartphones Android, você pode verificar novas atualizações acessando “Configurações” e depois tocando em “Atualização de Software”. Já em celulares iOS, você pode fazer isso acessando “Ajustes” > “Geral” > “Atualização de Software”.

Limite aplicativos em segundo plano

Outra dica importante, é ficar de olho em quantos aplicativos estão abertos ao mesmo tempo no seu celular. Seja em smartphones Android ou iOS, os aplicativos funcionam em primeiro e segundo plano.

Quando você está usando um aplicativo, por exemplo, na hora de mandar um áudio no WhatsApp ele funciona em primeiro plano. Mas, quando você sai de um aplicativo e mesmo assim continua recebendo mensagens e notificações dele, aí ele está funcionando em segundo plano.

Só que ter muitos aplicativos funcionando em segundo plano pode consumir toda a memória RAM (chip que carrega informações do sistema) do seu celular. Por isso, a dica é limitar os aplicativos que ficam abertos em segundo plano.

Em smartphones Android, você pode fazer isso acessando “Configurações” > “Aplicativos”. Já no sistema iOS, acesse “Ajustes” > “Geral” > “Atualizações em 2º plano”. Nessas páginas, é possível escolher quais apps você quer deixar funcionando em segundo plano.

Gerencie o espaço de armazenamento

Cuidado com o espaço de armazenamento! Deixar seu celular com pouco espaço pode fazer com que seu celular trave, isso acontece por que eles precisam de espaço de armazenamento disponível para funcionar bem. Então, vale a pena fazer um backup das suas fotos e vídeos na nuvem (serviço de armazenamento online) e desinstalar aplicativos que você tem usado poucas vezes. Fique atento quando seu armazenamento estiver chegando nos 60% de uso, tá?

Reinicie seu celular

Reiniciar o celular com certa frequência pode fazer seu sistema funcionar melhor reduzindo travamentos. Isso acontece porque encerrar todos os processos em segundo plano e iniciar o sistema do celular novamente deixa ele mais leve. Quando usamos o celular por muito tempo sem reiniciá-lo, acontece um acumulo de processos e erros do sistema. Por isso, o recomendado é reiniciar seu smartphone pelo menos duas ou três vezes por semana.

Evite usar o celular enquanto carrega

Nem sempre isso é algo fácil, né? Mas, evitar usar o celular enquanto ele carrega ajuda a reduzir aquecimentos e travamentos. Só que você pode estar se perguntando: — “Lu, e se eu precisar usar meu celular?” Existem algumas alternativas que podem fazer ele carregar mais rápido quando você estiver precisando dele.

Caso seu celular demore muito para carregar, você pode ativar a opção “Carregamento inteligente” (Android) ou “Carregamento Otimizado” (iOS) acessando "Configurações" > "Bateria". Outra dica, é desligar se celular enquanto ele carrega. Isso ajuda ele a carregar um pouco mais rápido por não ter processos rodando enquanto ele carrega. Fica a dica!

Essas são algumas dicas e cuidados que podem te ajudar a deixar seu smartphone mais otimizado durante o dia a dia. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!