SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Série iPhone 16 pode ganhar solução térmica baseada em grafeno

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Novembro de 2023 às 10h36

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

A Apple anunciou a linha iPhone 15 há alguns meses, sendo o primeiro smartphone do mundo a contar com chip de 3 nm, o que prometia um grande salto de performance. Porém, o ganho foi muito mais modesto do que o esperado, e muitos relatos de altas temperaturas surgiram. Agora, parece que a Apple busca resolver esse problema de forma definitiva na série iPhone 16.

Um novo rumor vindo do informante Kosutami (@KosutamiSan na rede social X/antigo Twitter) revela que a Apple está trabalhando em uma solução térmica baseada em grafeno para o a série iPhone 16, visando resolver os problemas de alta temperatura reportados no iPhone 15.

Continua após a publicidade

Para os modelos deste ano, depois da repercussão negativa dos problemas térmicos, a Apple distribuiu uma atualização de sistema, com a liberação do iOS 17.0.3, para tentar solucionar ou pelo menos diminuir a situação.

Agora, o rumor dá a entender que a Apple quer ir além, buscando uma solução que envolva mexer no hardware dos modelos da família iPhone 16.

O grafeno é um ótimo condutor térmico comparado com o cobre normalmente usado, e considerando que a Apple nunca colocou uma câmara de vapor ou outra solução desse gênero — ao contrário da sua rival Samsung que há anos aplica uma solução assim em seus dispositivos premium da série Galaxy S —, a adição pode trazer grandes benefícios aos smartphones.

Continua após a publicidade

O dissipador de calor de grafeno ainda deve ser combinado a um suporte para a bateria que deve usar o metal, ajudando ainda mais com a transferência de temperatura.

De qualquer modo, ainda é cedo para qualquer rumor desse gênero ser dado como certo. Essas não devem ser as únicas novidades para a série iPhone 16, já que supostamente a Apple também trabalha em um furo circular na tela, diminuindo o tamanho da pílula da Ilha Dinâmica para o iPhone 16 Pro, além de talvez adicionar recursos de inteligência artificial aos smartphones.

A Apple deve anunciar a linha iPhone 16 somente no segundo semestre de 2024, em algum momento do mês de setembro, então ainda há muita coisa que pode mudar.