iPhone 15 Pro estaria superaquecendo por causa de construção em titânio
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Após notícias anteriores terem mostrado que o iPhone 15 Pro estaria com problemas de superaquecimento, provavelmente por causa do novo chip A17 Pro e seu processo de fabricação exclusivo, novos detalhes mostram que as causas podem ser outras. De acordo com pesquisas do analista Ming-Chi Kuo, a situação seria mais relacionada com a própria construção do dispositivo, incluindo a nova estrutura em titânio.
- Linha iPhone 15 começa a ser vendida no Brasil a partir de R$ 7.299
- Apple Vision Pro: produção abaixo do esperado pode ameaçar versão mais barata
Afinal, a Apple realizou uma série de mudanças internas no dispositivo, para fazer com que ele ficasse mais leve. Isso inclui a redução da área de dissipação de calor, além do uso do titânio na lateral que reduziria a eficiência térmica do smartphone.
Relatos feitos recentemente mostram que o excesso de temperatura chegou a níveis nunca antes vistos em um iPhone, alcançando 48ºC em alguns casos. O consumo de energia também está muito alto, e os fatores resultam em uma perda drástica de performance após poucos minutos de uso para evitar danos ao aparelho.
Alguns testes iniciais mostram que o iPhone 15 Pro Max teria seu desempenho reduzido em 25% após apenas dois minutos de uso pesado, e 34% após 20 minutos de alta carga da GPU.
Portanto, o analista rejeita a versão de que o aquecimento esteja relacionado com o novo processo de fabricação de 3 nm da TSMC utilizado no chip A17 Pro.
Kuo apontou que a Apple deve minimizar o superaquecimento de seus celulares por meio de uma atualização de software em um futuro próximo, mas isso deve causar uma perda de performance geral do dispositivo.
“Se a Apple não cuidar deste problema de forma correta, ele pode afetar a produção e o ciclo de vida da linha iPhone 15 Pro.”
O alto desempenho em tarefas pesadas foi justamente um dos pontos mais destacados pela Apple em sua apresentação recente. O novo dispositivo é o primeiro a entregar suporte nativo para jogos a nível de consoles, e alguns títulos chegarão de forma oficial, como o Resident Evil Village e Assassin's Creed Mirage.
A linha iPhone 15 completa já está disponível para venda no Brasil, com os modelos Pro partindo de R$ 9.299.
Fonte: Medium