Samsung testa bateria gigante de 20.000 mAh para celulares, diz leaker
Por Vinícius Moschen | •

Novas publicações dos vazadores @phonefuturist e @SPYGO19726 apontam que a Samsung está testando tecnologias inéditas de bateria de silício-carbono de célula dupla. Entre os projetos, destaca-se um protótipo com capacidade gigante de 20.000 mAh.
- Como fazer a bateria do seu Android durar mais em 8 dicas
- 5 celulares com as maiores baterias do mundo; veja quais vendem no Brasil
Para referência, o valor representa quatro vezes a capacidade da bateria de 5.000 mAh presente no Samsung Galaxy S25 Ultra, celular mais avançado da empresa no momento.
A estrutura de célula dupla é composta por um módulo primário de 12.000 mAh e espessura de 6,3 mm — ou seja, pouco menor que a grossura total de um celular comum. Já a célula secundária tem capacidade de 8.000 mAh e 4 mm de espessura.
No entanto, a tecnologia permanece em estágio experimental. Durante testes recentes, a célula de 8.000 mAh apresentou um problema de expansão de aproximadamente 80%, que torna inviável o uso em massa.
Além disso, a Samsung também estaria levando em consideração seu histórico com falhas de bateria, com destaque para as explosões do Galaxy Note 7.
Portanto, a empresa não planeja o lançamento oficial até que os problemas de expansão sejam totalmente resolvidos para evitar riscos de segurança.
Silício-carbono: presente e futuro das baterias de celular
Diferentemente das baterias de íons de lítio convencionais que utilizam grafite, a tecnologia de silício-carbono (Si/C) é composta por um ânodo composto de material nanoestruturado e resistente a fraturas.
O sistema permite uma densidade energética muito superior sem um aumento proporcional no volume físico da bateria, mantendo o dispositivo fino.
Como exemplo, o iPhone Air sem Si/C é apenas 6% mais fino que o Tecno Pova Slim 5G, mas sua bateria é 39% menor em comparação com o aparelho chinês, que já usa a nova tecnologia.
Mesmo assim, o Galaxy S26 Ultra deve manter uma bateria convencional, com um pequeno aumento para 5.200 mAh. Para um futuro mais distante, a expectativa é que a melhoria substancial leve de um a dois anos para chegar ao mercado, com smartphones Samsung que durem de dois a três dias com uma única carga.
Entretanto, marcas rivais já procuram soluções de baterias com grandes saltos de capacidade. A Realme deve lançar em breve um smartphone com bateria de 10.001 mAh, enquanto o Honor Power 2 possui grande capacidade de 10.080 mAh.
Leia mais no Canaltech:
- Samsung vai abandonar AMD e fazer sua própria GPU para o Galaxy S28, diz site
- Samsung anuncia alto-falantes Wi-Fi com som espacial; conheça
- Motorola prepara versão avançada de seu celular ultrafino