Publicidade

Samsung prepara câmera dupla sob a tela para reconhecimento facial

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A Samsung registrou na Coreia do Sul uma patente que indica que a gigante estaria trabalhando para aprimorar significativamente sua tecnologia de câmera sob o display, ou Under Display Camera (UDC). A solução melhorada contaria com sensores duplos visando oferecer aos usuários uma opção mais segura de reconhecimento facial, incluindo sistema biométrico que avalia o comportamento dos olhos e avaliação de múltiplos ângulos do rosto.

O registro do documento foi solicitado em março de 2021 — antes mesmo do lançamento do Galaxy Z Fold 3 —, mas foi aprovado e disponibilizado ao público apenas nesta semana. Segundo as informações, a empresa não apenas pretende aprimorar a qualidade da câmera sob o display, mas ainda implementar múltiplos sensores para permitir um reconhecimento facial bastante robusto, que avalia diversos aspectos do usuário.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O primeiro deles, estabelecido com a adição do segundo sensor aparentemente posicionado na base da tela, é a profundidade da face. Em vez de utilizar mecanismos mais avançados, como a projeção de infravermelho dos iPhones, a tecnologia avaliaria o rosto em ângulos diferentes, garantindo assim que há de fato uma pessoa na frente do dispositivo, e não uma foto. Outro mecanismo de segurança relacionado é o de acompanhamento da movimentação da pupila.

Ligeiramente similar ao reconhecimento de íris utilizado pela Samsung no Galaxy S8 e Galaxy S9, o recurso iria além ao aumentar o brilho do painel para forçar a pupila do usuário a se ajustar — algo que não seria observado em uma imagem. Dito isso, caso a fabricante não siga investindo em aumentar a qualidade da câmera utilizada atualmente, teremos alguns pontos negativos, como a baixa qualidade das fotos e, mais ainda, diversas áreas com menor densidade de pixels, o que pode ser um problema.

Outro ponto importante a ser considerado é que, por se tratar apenas de uma patente, não há garantias de que realmente veremos o recurso ser disponibilizado em um aparelho para o público. Dito isso, nenhuma das tecnologias descritas está distante do que está disponível atualmente no mercado, já havendo, por exemplo, sensores de luminosidade completamente sob o display em alguns modelos da marca.

Samsung estreou UDC com Galaxy Z Fold 3

Uma das primeiras fabricantes de smartphones a adotar a câmera sob a tela, a Samsung estreou sua versão da tecnologia com o lançamento do Galaxy Z Fold 3, em 2021. A solução foi criticada por sacrificar drasticamente a qualidade das fotos, em virtude do sensor de apenas 4 MP, ao mesmo tempo em que não escondia o sensor de maneira apropriada por utilizar uma densidade de pixels muito baixa na área do componente.

Apesar disso, a gigante continuou a investir na UDC, trazendo aprimoramentos com a chegada do Galaxy Z Fold 4. A nova versão trouxe uma densidade maior de pixels e qualidade de imagem ligeiramente melhor graças ao chipset mais poderoso e a um algoritmo mais encorpado, ainda que tenha mantido o sensor de baixa resolução. Mesmo que não vejamos a evolução descrita na patente em um produto próximo, sua existência é positiva.

Continua após a publicidade

A documentação indica que a companhia deve seguir apostando na câmera sob o display mesmo diante das críticas e, principalmente, da movimentação da Apple em manter um grande entalhe em formato de pílula disfarçado por funções inteligentes — algo que fabricantes como Xiaomi e Realme já estariam planejando reproduzir.

Fonte: SamMobile, GalaxyClub