Publicidade

Samsung mantém liderança contra Apple no mercado de celulares

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Samsung)
(Imagem: Divulgação/Samsung)
Tudo sobre Samsung

Os relatórios mais recentes relacionados ao mercado de smartphones foram divulgados pela agência Counterpoint Research, e os resultados do terceiro trimestre mostram uma consolidação da liderança da Samsung contra a Apple.

De acordo com os números mais recentes, um em cada cinco celulares vendidos no mundo foi produzido pela marca coreana. Além dos modelos intermediários que costumam ser bastante populares, o destaque ficou por conta do Galaxy Z Flip 5, que vendeu quase o dobro em relação aos concorrentes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na sequência fica a Apple, que registrou uma sutil queda de 17% para 16% em relação ao trimestre anterior. Como a linha iPhone 15 foi apresentada no meio do período analisado, o impacto dos novos smartphones não foi refletido nos números até o momento.

Contudo, assim como já aconteceu em anos anteriores, é esperado que a fatia de mercado da Apple cresça no último trimestre de 2023. A série iPhone 15 parece ter recebido uma boa aceitação nos EUA, porém nem tanto na China.

As marcas chinesas ficaram um pouco mais atrás, por meio da Xiaomi (12%), OPPO (10%) e da Vivo Mobile (8%).

Mercado de celulares encolheu 8%

Mais uma vez, o mercado de celulares registrou queda na quantidade de aparelhos vendidos em relação ao mesmo período do ano passado. O declínio foi próximo a 8%, mesmo que tenha sido mostrado um crescimento de 2% em relação ao trimestre anterior.

Os analistas da Counterpoint indicaram que a queda acontece por conta de uma demanda abaixo do esperado. Apenas a região denominada como MEA, que engloba as regiões do Oriente Médio e África, registrou expansão do mercado.

Entre as marcas mais conhecidas do mercado, apenas Huawei, Honor e o grupo Transsion registraram aumentos. A melhoria da Huawei se deve ao lançamento do Mate 60 Pro, enquanto o da Honor foi relacionado ao bom desempenho em mercados fora da China, e a Transsion se aproveitou da situação da MEA.

Continua após a publicidade

Para o futuro, os analistas apontam que a consolidação do iPhone 15 e a época de festas de fim de ano devem reaquecer o mercado de celulares. Contudo, já se espera um resultado negativo quando se considera o ano todo, possivelmente com os piores resultados da década.