Publicidade

Samsung manda Galaxy S24 Ultra à estratosfera para tirar fotos

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

A Samsung costuma fazer ações chamativas para mostrar o poder das câmeras de seus celulares, e uma iniciativa recente mandou o Galaxy S24 Ultra para a estratosfera — segunda camada da atmosfera, onde fica a camada de ozônio responsável por impedir a entrada dos raios ultravioleta mais perigosos vindos do Sol, com altitude entre 10 e 50 km. A ideia foi usar toda a resolução da câmera principal de 200 MP, entre outras soluções ópticas presentes no celular. 

A operação exigiu que o celular fosse acoplado a uma estrutura de fibra de carbono, que também continha um computador para gerenciar o voo do dispositivo. A subida foi realizada por meio de um balão de hidrogênio. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com os dados divulgados, o celular foi levantado a aproximadamente 120 mil pés acima da superfície da Terra, o que é equivalente a cerca de 36,5 quilômetros. Lá em cima, o Galaxy S24 Ultra capturou cerca de 150 fotos da região oeste dos Estados Unidos. 

Para efeito de comparação, voos comerciais costumam ocorrer a no máximo 42 mil pés, ou cerca de 12 quilômetros de altitude — já dentro da estratosfera, mas bem abaixo de seu limite superior. Contudo, alguns aviões especiais, como o Concorde, já atingiram 60 mil pés, ou 18 quilômetros — ainda metade da altura alcançada pelo celular da Samsung, e bem longe dos 50 km totais da segunda camada da atmosfera. 

Dentre os locais representados nas fotos estão as cidades de Los Angeles e Las Vegas, as montanhas de Sierra Nevada, e o Grand Canyon. Segundo o que afirmou a Samsung, os locais foram escolhidos por apresentarem “uma diversidade de paisagens que realmente colocam as capacidades do Galaxy S24 Ultra à prova.”

Continua após a publicidade

De fato, diversas configurações das câmeras do aparelho foram utilizadas, incluindo diferentes distâncias focais. Além da ultrawide e da principal de 200 MP, também é possível ver resultados da câmera com zoom óptico de 5x. 

Todo o processo de subida, captura de fotos e descida levou cerca de uma semana para ser realizado, entre os dias 25 e 31 de janeiro. O aparelho retornou à superfície em uma velocidade controlada de aproximadamente 8 km/h, e foi recuperado graças a equipamentos de monitoramento de localização. 

As câmeras do Galaxy S24 Ultra também foram testadas pela análise do Canaltech, com resultados considerados excelentes. Afinal, o aparelho foi capaz de entregar um conjunto equilibrado em aspectos como balanço de cor, nitidez e exposição, mesmo em situações desafiadoras. 

Continua após a publicidade

O Galaxy S24 Ultra está disponível para compra no Brasil, sendo encontrado em varejistas por preços na casa dos R$ 7,7 mil.

Fonte: PetaPixel

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*