Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung oficializa Galaxy Z Flip 3 com visual repaginado e certificação IPX8

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Agosto de 2021 às 11h04

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Durante o evento Unpacked 2021, realizado na manhã desta quarta-feira (11), a Samsung oficializou o Galaxy Z Flip 3. Com visual repaginado, o modelo traz melhorias pontuais em diversos aspectos quando comparado ao antecessor, incluindo conjunto de processamento robusto e competitivo com outros topos de linha, tela com maior taxa de atualização e resistência à água, inédita entre aparelhos dobráveis.

O Canaltech teve a oportunidade de testar por um curto período o aparelho, e junto à lista de especificações e novidades, estarão algumas das nossas primeiras impressões a respeito do que o novo flip da gigante sul-coreana tem a oferecer.

Galaxy Z Flip 3 é equipado com Snapdragon 888 e tela de 120 Hz

Continua após a publicidade

A primeira grande novidade do Galaxy Z Flip 3 está no conjunto de processamento: diferente do modelo passado, que utilizou um chipset mais antigo, a novidade chega com processador Snapdragon 888, estando no mesmo nível de outros flagships do mercado. Acompanham a plataforma 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento.

A tela flexível também ganhou upgrades significativos, contando agora com vidro ultrafino (UTG) mais resistente, que traz película protetora 80% mais forte. Além disso, o display Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas oferece resolução Full HD+ de 2640 x 1080 pixels, proporção 22:9 e taxa de atualização de 120 Hz, contra apenas 60 Hz no Z Flip de primeira geração.

Tela externa maior e certificação IPX8

Continua após a publicidade

Outro ponto que recebeu atenção, graças ao feedback dos usuários do modelo original, foi a tela externa, que agora está 4 vezes maior. Com painel Super AMOLED, resolução de 300 x 112 pixels e 1,9 polegada, a tela secundária está mais confortável de se interagir, oferecendo maior versatilidade.

Além das horas e notificações, há acesso rápido a configurações, Samsung Pay, Widgets e selfies, e é possível aplicar um tema sincronizado às watch faces dos novos Galaxy Watch 4.

O Galaxy Z Flip 3 também está significativamente mais resistente e bem construído, realmente dando a impressão de fazer parte da família de dispositivos premium da marca desta vez. O corpo conta com estrutura Armor Aluminum, que segundo a Samsung é 10% mais forte que a versão tradicional do metal, e emprega Gorilla Glass DX, próprio para vestíveis, na região das câmeras e da tela externa.

Continua após a publicidade

A maior mudança, no entanto, fica por conta da inédita certificação IPX8, o que faz do aparelho, ao lado do Galaxy Z Fold 3, o primeiro telefone dobrável do mundo a contar com resistência à água. Assim como outros aparelhos, o celular foi submetido a múltiplos mergulhos em 1,5 m de profundidade, por 30 minutos, para ser certificado.

De acordo com a empresa, essa resistência foi obtida através da redução dos vãos na construção, junto ao uso de materiais anticorrosivos e à aplicação de vedação emborrachada na dobradiça e ao redor da tela dobrável. O material utilizado é flexível, e não afeta o processo de dobra do telefone.

Ainda assim, a fabricante destaca se tratar apenas da certificação IPX8, e não IP68 — o novo Z Flip segue suscetível a falhas provenientes da entrada de poeira e detritos no corpo. Não foi possível encontrar uma solução definitiva que impeça o pó de adentrar e danificar o aparelho, ao menos até o momento.

Continua após a publicidade

Em design, o dobrável lembra bastante o visual adotado pelo Google com o Pixel 2, trazendo uma faixa de vidro escuro na região das câmeras e da tela externa. A Samsung deixou claro que, com o Galaxy Z Flip 3, está focando no público que busca por um celular que chame a atenção, com aparência "divertida, moderna e compacta".

Para complementar essa ideia, serão oferecidas capas especiais para transporte, com alças e anéis para fixação, nas mais variadas cores e materiais.

Câmeras, conectividade e mais

Não há novidades significativas no departamento de câmeras, que permanecem praticamente idênticas às do primeiro Galaxy Z Flip. A lente de selfies conta com 10 MP e abertura de f/2.4, e há duas lentes traseiras com sensor principal de 12 MP e abertura de f/1.8, além de ultrawide também de 12 MP, com abertura de f/2.2 e campo de visão de 123°. Melhorias na qualidade de imagem ficam sob a responsabilidade do processador mais recente.

Continua após a publicidade

A bateria também foi mantida, com 3.300 mAh. Outros destaques incluem ainda conectividade 5G, Wi-Fi 6, NFC, Bluetooth 5.2, leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral e áudio estéreo com Dolby Atmos.

O sistema operacional é o Android 11, rodando sob a nova One UI 3.1.1. A versão atualizada da interface da Samsung traz apenas refinamento em comparação à One UI 3.1, contando com ajustes em menus e animações, aprimoramentos nos recursos de tela dividida e recurso Labs, que força aplicativos incompatíveis a serem abertos no modo semiaberto do Galaxy Z Flip 3.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Samsung Galaxy Z Flip 3 chega com preços sugeridos que partem dos US$ 999, ou algo em torno de R$ 5.215, em conversão direta. Ainda não há detalhes sobre a estreia do celular no mercado brasileiro.

Samsung Galaxy Z Flip 3: ficha técnica

  • Tela Interna: Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas, proporção 22:9, resolução Full HD+ de 2640 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz
  • Tela Externa: Super AMOLED de 1,9 polegada, resolução de 300 x 112 pixels
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB UFS 3.1
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.8) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 123º)
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.4)
  • Dimensões: 166 x 72,2 x 6,9 mm (aberto), 86,4 x 72,2 x 17,1 ~ 15,9 mm (dobrado)
  • Peso: 183 gramas
  • Bateria: 3.300 mAh
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6, NFC, certificação IPX8, leitor de digitais na lateral, áudio estéreo
  • Cores disponíveis: creme, verde, violeta e preto (cinza, branco e rosa exclusivos do site da Samsung no exterior)
  • Sistema operacional: Android 11, sob a One UI 3.1.1