Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Galaxy S23 aparece em teste com detalhes do Snapdragon 8 Gen 2

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Outubro de 2022 às 08h45

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

O primeiro teste do suposto Samsung Galaxy S23 acaba de ser encontrado no banco de dados do Geekbench 5 mostrando algumas das características e o nível de performance que podemos esperar do Snapdragon 8 Gen 2. Ao que parece, o próximo chipset da Qualcomm deve apresentar ganhos relativamente modestos em comparação ao Snapdragon 8 Plus Gen 1, e ainda não deve ser capaz de superar o A16 Bionic da Apple, ao menos nesta bateria de benchmarks.

Segundo os dados do registro, com número de modelo SM-S911U, o Galaxy S23 deve trazer 8 GB de RAM e Android 13 de fábrica, além do Snapdragon 8 Gen 2, identificado pelo codinome da placa-mãe, "Kalama" — nome de uma das praias do Havaí, nos EUA. Os metadados do teste também reforçam se tratar do proxímo processador premium da Qualcomm ao mencionar a GPU Adreno 740, evolução esperada da Adreno 730 da atual plataforma da empresa.

Continua após a publicidade

O que surpreende nas informações é a configuração de núcleos da CPU, bem diferente da apontada por vazamentos até o momento. O componente contaria com 8 núcleos em uma configuração 1 + 4 + 3, sendo um núcleo de máxima performance rodando a até 3,36 GHz, 4 núcleos de alto desempenho operando a até 2,8 GHz e 3 núcleos de alta eficiência a até 2,02 GHz.

A maioria dos chipsets atuais costumam utilizar a configuração 1 + 3 + 4, e não se pode descartar a possibilidade de que este também possa ser o caso por aqui, mas normalmente o conjunto de núcleos de alto desempenho é o grupo a contar com clocks mais altos, e não o de alta eficiência. Independente disso, as especificações fogem do convencional, bem como do que os rumores apontavam — o Snapdragon 8 Gen 2 era esperado para contar com 4 grupos de núcleos, o que não é visto por aqui.

Desconsiderando esses aspectos, o novo processador parece apresentar ganhos singelos de desempenho, marcando 1.524 pontos em single-core e 4.597 pontos em multi-core. Isso simboliza ganhos de 17% e 10%, respectivamente, em comparação ao Snapdragon 8 Plus Gen 1, cujo celular de referência marca 1.312 pontos com um núcleo e 4.201 pontos com todos os núcleos. Vale destacar que as vantagens são maiores frente ao Snapdragon 8 Gen 1, chegando a 24%.

Continua após a publicidade

Apesar da evolução, o suposto novo chip da Qualcomm ainda não consegue alcançar o A16 Bionic do iPhone 14 Pro, capaz de marcar 1.887 pontos em single-core e 5.455 pontos em multi-core. É importante lembrar que este é apenas um único teste, e há chances de vermos ganhos maiores em outros benchmarks, além de maior eficiência energética e melhor estabilidade com melhores processos de fabricação e outras melhorias.

Galaxy S23 tem capa de proteção divulgada

Paralelo a isso, o Galaxy S23 também teve fotos das supostas capas de proteção divulgadas na China, reforçando as mudanças visuais apontadas por rumores recentes. O próximo topo de linha da Samsung deve unificar a linguagem de design minimalista que empregou no Galaxy S22 Ultra para toda a linha neste ano, abandonando o módulo de câmeras destacado em favor de instalar as lentes diretamente na traseira dos telefones.

Continua após a publicidade

Por utilizarem apenas protótipos de design, as cases vazadas não deixam claro se há outras mudanças, mas tudo indica que a família Galaxy S23 deve seguir a fórmula adotada pelos antecessores, sem empregar outras modificações drásticas — algo também sinalizados pelos rumores. Com anúncio aguardado para o início de 2023, a nova geração da linha de smartphones premium da Samsung deve apenas trazer refinamentos.

O Galaxy S23, em específico, deve estrear com a mesma tela Dynamic AMOLED de 6,1 polegadas e taxa de 120 Hz do antecessor, ainda que traga uma bateria significativamente maior de 3.900 mAh, característica que associada a um chipset mais eficiente deve oferecer autonomia bastante superior.

Fonte: Ice Universe, Abhishek Yadav