Samsung Galaxy S23 aparece em teste com detalhes do Snapdragon 8 Gen 2
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
O primeiro teste do suposto Samsung Galaxy S23 acaba de ser encontrado no banco de dados do Geekbench 5 mostrando algumas das características e o nível de performance que podemos esperar do Snapdragon 8 Gen 2. Ao que parece, o próximo chipset da Qualcomm deve apresentar ganhos relativamente modestos em comparação ao Snapdragon 8 Plus Gen 1, e ainda não deve ser capaz de superar o A16 Bionic da Apple, ao menos nesta bateria de benchmarks.
- Galaxy S23 Ultra tem bateria de 5.000 mAh reforçada por imagem
- Possível Motorola Edge 40 Pro passa por certificação e pode chegar em breve
Segundo os dados do registro, com número de modelo SM-S911U, o Galaxy S23 deve trazer 8 GB de RAM e Android 13 de fábrica, além do Snapdragon 8 Gen 2, identificado pelo codinome da placa-mãe, "Kalama" — nome de uma das praias do Havaí, nos EUA. Os metadados do teste também reforçam se tratar do proxímo processador premium da Qualcomm ao mencionar a GPU Adreno 740, evolução esperada da Adreno 730 da atual plataforma da empresa.
O que surpreende nas informações é a configuração de núcleos da CPU, bem diferente da apontada por vazamentos até o momento. O componente contaria com 8 núcleos em uma configuração 1 + 4 + 3, sendo um núcleo de máxima performance rodando a até 3,36 GHz, 4 núcleos de alto desempenho operando a até 2,8 GHz e 3 núcleos de alta eficiência a até 2,02 GHz.
A maioria dos chipsets atuais costumam utilizar a configuração 1 + 3 + 4, e não se pode descartar a possibilidade de que este também possa ser o caso por aqui, mas normalmente o conjunto de núcleos de alto desempenho é o grupo a contar com clocks mais altos, e não o de alta eficiência. Independente disso, as especificações fogem do convencional, bem como do que os rumores apontavam — o Snapdragon 8 Gen 2 era esperado para contar com 4 grupos de núcleos, o que não é visto por aqui.
Desconsiderando esses aspectos, o novo processador parece apresentar ganhos singelos de desempenho, marcando 1.524 pontos em single-core e 4.597 pontos em multi-core. Isso simboliza ganhos de 17% e 10%, respectivamente, em comparação ao Snapdragon 8 Plus Gen 1, cujo celular de referência marca 1.312 pontos com um núcleo e 4.201 pontos com todos os núcleos. Vale destacar que as vantagens são maiores frente ao Snapdragon 8 Gen 1, chegando a 24%.
Apesar da evolução, o suposto novo chip da Qualcomm ainda não consegue alcançar o A16 Bionic do iPhone 14 Pro, capaz de marcar 1.887 pontos em single-core e 5.455 pontos em multi-core. É importante lembrar que este é apenas um único teste, e há chances de vermos ganhos maiores em outros benchmarks, além de maior eficiência energética e melhor estabilidade com melhores processos de fabricação e outras melhorias.
Galaxy S23 tem capa de proteção divulgada
Paralelo a isso, o Galaxy S23 também teve fotos das supostas capas de proteção divulgadas na China, reforçando as mudanças visuais apontadas por rumores recentes. O próximo topo de linha da Samsung deve unificar a linguagem de design minimalista que empregou no Galaxy S22 Ultra para toda a linha neste ano, abandonando o módulo de câmeras destacado em favor de instalar as lentes diretamente na traseira dos telefones.
Por utilizarem apenas protótipos de design, as cases vazadas não deixam claro se há outras mudanças, mas tudo indica que a família Galaxy S23 deve seguir a fórmula adotada pelos antecessores, sem empregar outras modificações drásticas — algo também sinalizados pelos rumores. Com anúncio aguardado para o início de 2023, a nova geração da linha de smartphones premium da Samsung deve apenas trazer refinamentos.
O Galaxy S23, em específico, deve estrear com a mesma tela Dynamic AMOLED de 6,1 polegadas e taxa de 120 Hz do antecessor, ainda que traga uma bateria significativamente maior de 3.900 mAh, característica que associada a um chipset mais eficiente deve oferecer autonomia bastante superior.
Fonte: Ice Universe, Abhishek Yadav