Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung fornecerá todas as telas OLED de 120 Hz do iPhone 13, diz site

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Maio de 2021 às 19h10

Link copiado!

Denis Cherkashin/Unsplash
Denis Cherkashin/Unsplash
Tudo sobre Apple

O site sul-coreano The Elec revelou nesta segunda-feira (3) que a Samsung será principal fornecedora de telas OLED de 120 Hz para a Apple na produção dos novos iPhone 13. Em março deste ano, o site já havia revelado que a Maçã estrearia o novo painel na próxima geração dos iPhones, mas somente nos modelos iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. O lançamento está previsto para setembro.

As novas informações sugerem que, além de fornecer os painéis OLED LTPO ("óxido policristalino de baixa temperatura" em tradução livre), a Samsung será responsável por entregar suas próprias placas de circuito impresso (RFPCB), usadas para conectar o display à placa-mãe do aparelho. A Samsung Electro-Mechanics, divisão da coreana que produz componentes eletrônicos, forneceu as placas à geração passada, mas estava cogitando sair do segmento após dois anos de prejuízos.

No entanto, a Samsung continuaria a produção das placas para os novos iPhones. Ainda em caso de uma possível desistência da Samsung Electro-Mechanics dos negócios, a Apple teria como alternativas a Bhflex e a Youngpoong, coreanas produtoras de RFPCB. A tecnologia é mais rígida, flexível e permite uma transmissão mais rápida de sinais elétricos do que o FPCB.

Continua após a publicidade

iPhone 13 com tela ProMotion de 120 Hz

Em março deste ano, outro relatório do The Elec revelou que a Samsung Display, divisão de telas da Samsung, teria garantido uma produção mensal de 30 mil telas AMOLED LTPO para a Maçã, com esse número aumentando para 70 mil unidades mensais após as linhas de produção forem completamente adaptadas. No entanto, considerando a suposta exclusividade da coreana no fornecimento dos painéis, é esperado que esse número suba, chegando a 110 milhões de unidades este ano, porém incluindo as remessas do iPhone 12.

A solução para as telas OLED, feita de óxido policristalino de baixa temperatura, é conhecida por consumir menos energia em relação ao painel OLED tradicional, o que permite incluir uma alta taxa de atualização sem comprometer a autonomia de bateria. A tecnologia LTPO não é uma novidade no mercado e já é usada em diversos smartphones Android topo de linha, como toda família Galaxy S21, o OnePlus 9 Pro, o Mi 11 Ultra e o OPPO Find X3 Pro.

Continua após a publicidade

Atualmente, todos os iPhones lançados possuem display de 60 Hz, atualização padrão entre os celulares high-end há cerca de dois anos. No entanto, a Apple já incluiu o recurso, chamado pela Maçã de ProMotion, na linha iPad Pro desde 2017, o que reforça a possibilidade de o vermos em breve na família de iPhones.

Em 2020, inúmeros vazamentos apostaram que o iPhone 12 poderia finalmente habilitar os 120 Hz, mas a Apple escolheu o suporte às redes 5G como principal característica, dado que os dois juntos consumiriam muita energia. Ao que tudo indica, não haverá mais cortes nas funcionalidades; os modelos serão equipados com 5G e tela de 120 Hz — o que também pode significar a adoção de uma bateria maior.

Fonte: The Elec