Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung destaca os recursos do processador Exynos 1080 de forma curiosa

Por| 27 de Novembro de 2020 às 12h07

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Lançamento recente da Samsung LSI, o processador Exynos 1080 parece ser tão importante para a fabricante sul-coreana que ganhou um vídeo de divulgação exclusivo. A produção ressalta as principais características do componente, que não é algo que pode ser adquirido em lojas.

O comercial apresenta o Exynos 1080 como o “processador 5G que fará seu telefone voar” e faz uma série de metáforas para apresentar os recursos do chip. Apesar de adotar a nomenclatura usada em outros processadores intermediários da Samsung LSI, as especificações são dignas de um topo de linha, com uma configuração semelhante à do Snapdragon 865.

O Exynos 1080 é o primeiro processador dos sul-coreanos fabricado na litografia de 5 nm — usando o processo batizado como 5LPP pela Samsung Foundry. O componente conta com quatro núcleos de CPU de alto desempenho ARM Cortex-A78 e quatro núcleos de alta eficiência Cortex-A55. No papel o conjunto se equivale aos rivais topo de linha Snapdragon 865 e HiSilicon Kirin 9000, mas o chip é muito mais do que um apanhado de CPUs, especialmente nos celulares.

Continua após a publicidade

A parte gráfica fica à cargo da GPU ARM Mali-G78, em uma configuração com 10 núcleos. Para comparação, o Kirin 9000 usa 2,4 vezes mais núcleos gráficos, o que deve oferecer maior desempenho em jogos. Apesar da desvantagem, a aceleradora é compatível com telas em resolução FullHD+ com taxa de atualização de até 144 Hz, prometendo animações mais suaves nos aparelhos.

Ao olhar sua ficha técnica, o Exynos 1080 deve oferecer desempenho de sobra para celulares intermediários. A Samsung destaca ainda os recursos de inteligência artificial, compatibilidade com o padrão de memória LPDDR5 e suporte a até 200 megapixels de processamento — que precisam ser divididos entre as diversas câmeras nos celulares e tablets. Sem contar o modem 5G integrado, característica que deve ganhar ainda mais importância em 2021.

Continua após a publicidade

Por se tratar de um vídeo de apresentação de um componente, o produto não pode ser comprado no varejo. O Exynos 1080 está prometido para um smartphone da marca chinesa Vivo ainda não identificado — acredita-se que seja o modelo X60 —, mas o vídeo mostra um celular sem logotipos, com um visual que lembra o do Galaxy S20.

Fonte: Samsung LSI