Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung confirma detalhes do Exynos 1080, o 1º chip de Android de 5 nm do mundo

Por| 09 de Outubro de 2020 às 10h31

Link copiado!

Reprodução/Gizchina
Reprodução/Gizchina
Tudo sobre Samsung

A Samsung passou na frente de concorrentes como Huawei e Qualcomm e confirmou nesta sexta-feira (9) alguns detalhes do primeiro chip para celular Android fabricado no processo de 5 nanômetros (nm). O Exynos 1080 5G é uma evolução direta do intermediário Exynos 980 e conta com os novos CPU Cortex-A78 e GPU Mali-G78, da ARM.

Em comparação com a CPU Cortex-A77, que equipa o Exynos 980, a nova solução da ARM oferece um aumento de 20% em desempenho e consome até 50% menos energia, segundo a própria ARM. Para renderização gráfica, o Exynos 1080 aposta na GPU Mali-G78, que promete até 25% a mais de performance em jogos em relação à atual G77.

Continua após a publicidade

A Samsung ainda não confirmou data de anúncio nem início da comercialização do Exynos 1080, mas promete muito mais desempenho em relação ao antecessor e o suporte a redes 5G. A apresentação oficial deve ocorrer em breve.

Assim como a geração passada, o novo Exynos de 5 nm deve ficar concentrado em smartphones comercializados na China, onde a Samsung tem parceria com algumas empresas, caso da Vivo. Inclusive, espera-se que vindouro Vivo X60 seja o primeiro smartphone a contar com o novo chipset.

Mais rápido que o Snapdragon 865+

Continua após a publicidade

Em entrevista, o diretor da Samsung Semiconductor Research Institute na China, Dr. Pan Xuebao, afirmou que o Exynos 1080 5G de 5 nm ultrapassa a casa dos 650 mil pontos na plataforma de benchmark AnTuTu, resultado maior que o melhor chipset Android da atualidade, o Snapdragon 865+ da Qualcomm — este chega em cerca de 615 mil pontos.

Ou seja, segundo a empresa, o Exynos 1080 5G será o chip para celulares Android mais rápido do mundo da atualidade — ao menos até os concorrentes anunciarem as suas soluções para o mercado premium. Neste ano, esperam-se ainda os novos Snapdragon 875, Exynos 2100 e Kirin 9000 (nome não oficial), todos produzidos na tecnologia de 5 nanômetros e com foco no segmento topo de linha.

A Apple foi a primeira fabricante do mundo a oficializar um chip mobile no processo de 5 nm: trata-se do A14 Bionic, que fez sua estreia no novo iPad Air de 4ª geração e possivelmente estará presente nos novos iPhone 12, cujo anúncio oficial deve ocorrer na próxima terça-feira (13).

Fonte: MyDrivers (chinês)