Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exynos 1080 é o primeiro chip de 5 nm da Samsung e inclui modem 5G

Por| 12 de Novembro de 2020 às 08h24

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou nesta quinta-feira (12), na China, o lançamento de seu novo chip Exynos 1080. O processador para celulares é o primeiro da marca a ser fabricado na litografia de 5 nm e, assim como seus últimos antecessores, traz um modem 5G. Apesar da numeração, o componente não é o sucessor da CPU topo de linha Exynos 990, e sim do processador intermediário Exynos 980.

O Exynos 1080 perdeu por poucas semanas o título de primeiro processador 5 nm com 5G integrado, que cabe ao HiSilicon Kirin 9000 usado na linha Huawei Mate 40. Diferentemente do chip chinês, o 1080 é produzido pelos próprios sul-coreanos, em sua subsidiária Samsung Foundry.

O processo de 5 nm promete maior densidade de componentes, combinado com menor consumo de energia e dissipação de calor. A tecnologia pode oferecer ainda maior velocidade de processamento, dependendo do aparelho.

Continua após a publicidade

Núcleos inéditos

O novo Exynos marca ainda a estreia dos novos núcleos de CPU Cortex-A78 e GPU Mali-G78 na linha. Ambos foram anunciados em maio deste ano, prometendo aumento de desempenho de 20% e 25% sobre as gerações anteriores, respectivamente.

A GPU Mali-G78 já foi utilizada no Kirin 9000, mas o Exynos 1080 é o primeiro processador anunciado com o Cortex-A78. A CPU é esperada ainda nos novos chips Snapdragon, que devem ser lançados no começo de dezembro.

Continua após a publicidade

Outros recursos

Além dos núcleos de processamento, o Exynos 1080 inclui unidades neurais (NPU) para aceleração de cálculos de inteligência artificial. Já o processador de imagens (ISP) é compatível com resoluções de até 200 megapixels, divididos em até seis sensores diferentes — até três simultaneamente.

Na parte de vídeos, além de reproduzir conteúdos em resolução 4K a até 60 quadros por segundo, o Exynos 1080 é compatível com gravação e edição de vídeos em formato HDR10+, com definição 10-bit (pouco mais de um bilhão de cores).

Continua após a publicidade

Já o modem 5G é compatível com redes de segunda, terceira e quarta gerações. Para as novas redes de dados móveis, o componente suporta tanto as frequências sub-6GHz, quanto as mmWave (de alta velocidade). Segundo a Samsung, o Exynos 1080 possui velocidade máxima de download de 5,1 Gbps.

O Exynos 1080 é compatível ainda com os padrões Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 e memória RAM LPDDR5, esta última com velocidades de até 51,2 GB/s. Nos três casos, são basicamente as versões mais atuais dos sistemas, oferecendo não só mais desempenho como também compatibilidade.

A Samsung LSI informou que o novo chip já está em produção e deve estrear em um smartphone da marca chinesa Vivo, ainda sem nome nem data de lançamento anunciado.

Fonte: Samsung