Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Realme C21Y | O basicão custo-benefício

Por| Editado por Léo Müller | 29 de Setembro de 2021 às 14h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

O Realme C21Y chega ao mercado como mais uma opção da fabricante para a categoria básica. Dessa forma, o público tem acesso ao modelo de entrada que traz características interessantes para quem quer algo bom sem gastar muito.

Entre os destaques do Realme C21Y está o chipset Unisoc T610, que dá a esse aparelho uma performance próxima de outros celulares da linha C da Realme.

Além disso, a bateria com boa durabilidade para o uso mais simples promete atender aos usuários que estão em busca de um smartphone que não precise ser recarregado diariamente.

Quer saber se vale a pena comprar o basicão custo-benefício? Confira na nossa análise completa.

Continua após a publicidade

Prós

  • Bom desempenho geral;
  • Gaveta tripla de chips;
  • NFC;
  • Conexão P2 (3,5 mm) para fones de ouvido.

Contras

  • Falhas na tradução da interface;
  • Saída de som na traseira;
  • Áudio de baixa qualidade;
  • Recarga total demorada.
Continua após a publicidade

Confira o preço atual do Realme C21Y

Design e Construção

O corpo do Realme C21Y é visualmente simples, e traz como único diferencial uma traseira em plástico texturizado. Além disso, a marca aplicou alguns detalhes triangulares para dar um aspecto mais atrativo para o verso do aparelho.

Continua após a publicidade
  • Dimensões: 16,4 x 7,6 x 0,91 cm
  • Peso: 200 gramas

Ainda na traseira, é possível encontrar o módulo quadrado no qual estão localizadas as três câmeras e o flash em LED, além do leitor de digitais e o alto-falante mono. O posicionamento da saída de som é um grande ponto negativo, pois, dependendo da forma como o usuário segura o C21Y, é fácil tampar o speaker.

Essa característica negativa da construção se torna ainda mais evidente em jogos, porque a maioria dos games precisa que o celular fique na horizontal, e segurá-lo nessa posição faz a mão abafar o som constantemente.

Continua após a publicidade

Além disso, algumas capas de proteção podem não apresentar o orifício necessário para manter o alto-falante exposto, e isso faz a busca pelo case ser ainda mais limitada, já que a Realme não disponibilizou a capinha na embalagem do celular.

Na lateral, existem apenas duas teclas físicas no Realme C21Y, sendo a maior para controle de volume e a menor para você desligar o celular.

Conexões

Nas conexões, o Realme C21Y possui na lateral esquerda uma gaveta tripla, que permitirá o uso simultâneo de dois chips de operadora, além de um cartão de memória microSD que permite a expansão do armazenamento interno.

Continua após a publicidade

Uma vantagem da Realme é a preocupação em manter a conexão 3,5 mm (P2). Dessa forma é mais fácil utilizar fones de ouvido com fio no celular sem a necessidade de adicionar adaptadores.

Como ponto negativo, o C21Y tem entrada microUSB, que é um tipo de conexão muito antigo, e não é mais utilizado com frequência pelas fabricantes de celular, mesmo em modelos mais básicos.

Dentre as tecnologias presentes no celular para conexão sem fio, temos o Bluetooth 5.0, e isso possibilita a conectividade de diversos equipamentos em simultâneo. Além disso, ele conta com Wi-Fi de 2,4 GHz, algo que limita os usuários que preferem smartphones dual-band.

Continua após a publicidade

Tela

A tela do Realme C21Y é IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+ de 1600x720 pixels. O visor tem um nível de brilho bom e isso é uma vantagem para quem está interessado em utilizar o celular em ambientes externos.

O display desse aparelho entrega uma qualidade acima da vista no Realme C25. Apesar das limitações de saturação típicas do visor LCD, dá para assistir a vídeos no C21Y com tranquilidade, sendo que a experiência de uso não será negativa.

Continua após a publicidade

Os tons de branco não são tão fiéis, e o preto também está mais voltado para o cinza. Porém, isso não pode ser considerado um defeito desse celular da Realme, pois essa característica é típica de telas IPS LCD.

O display também conta com o entalhe em forma de gota na parte superior central para abrigar a câmera de selfies. No uso diário, o posicionamento do notch não atrapalha a experiência de visualização de conteúdo.

Configuração e desempenho

Realme C21Y tem a interface personalizada Realme UI 2.0, que funciona em conjunto com o sistema operacional Android 11. Dessa forma, os usuários que comprarem esse celular terão acesso a um aparelho atualizado.

Continua após a publicidade

Infelizmente, a marca ainda não solucionou os problemas de tradução existente no software. Apesar de existirem menos textos que mesclam palavras do português com variações da língua falada no Brasil e em Portugal, é preciso um pouco mais de atenção da Realme para não insistir por muito tempo com essa falha.

No hardware, o Realme C21Y possui o chipset Unisoc T610 incorporado. Assim como alguns modelos da marca que contam com MediaTek, os usuários terão acesso a uma plataforma defasada para uso a longo prazo, já que o chip possui 2 anos desde que foi anunciado.

Entretanto, o Unisoc T610 se monstra muito estável para o uso diário, pois ele consegue lidar com a abertura constante de apps e só apresenta um pouco de engasgo quando mais de 10 aplicativos estão em uso simultâneo.

Continua após a publicidade

Porém, essa queda no desempenho também pode ser atrelada a quantidade de memória RAM presente no aparelho. A versão comercializada aqui no Brasil tem 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.

De acordo com os benchmarks, os resultados ficam dentro das expectativas para um produto intermediário, com 528 pontos no Wild Life, teste do 3D Mark que verifica a potência da GPU. Esse resultado o deixou bem próximo de outros celulares mais populares, como o Moto G9 Plus e Samsung Galaxy A22.

Em jogos, a fusão do chipset Unisoc T610 com a GPU Mali-G52 dá uma experiência bem interessante. Em jogos multiplayer — como PUBG e Free Fire —, o celular conseguiu dar conta do recado com a qualidade gráfica em médio ou alta.

O Unisoc T610 presente no Realme C21Y consegue entregar um bom desempenho para o celular que se encaixa na categoria de básicos até R$ 1.000. Dá para navegar entre apps e aproveitar os jogos sem travamentos, algo que já demonstra na prática a capacidade desse chipset.
Continua após a publicidade

Segurança

O Realme C21Y tem duas alternativas de biometria com o intuito de dar uma camada a mais de segurança para o smartphone. Uma delas é o leitor de digitais, que está presente na parte traseira do celular.

Essa opção de desbloqueio é bem rápida para o uso diário e tem uma precisão interessante para a faixa de preço desse aparelho.

Uma alternativa é o leitor facial, no qual existe uma eficácia acima do esperado, já que o smartphone é debloqueado com tanta rapidez que levantar o C21Y para ver a hora já o destrava. Isso levanta dúvidas sobre a segurança real de um sistema desse tipo.

Câmera

Apesar de o foco do Realme C21Y não ser fotografia, a empresa disponibiliza um módulo triplo na parte traseira do celular. Além disso, o aparelho também possui uma câmera focada em selfies.

Câmera Principal

Na câmera principal do C21Y, foi aplicado um sensor de 13 MP e abertura f/2.2. De modo geral, o funcionamento fotográfico não surpreende, mas também não fica muito abaixo dos resultados alcançados com o sensor de 48 MP presente no Realme C25.

Os resultados das fotos são interessantes, principalmente por não estourarem as imagens que exploram muitos elementos. Mesmo quando o HDR não está em uso, as imagens do céu não ficam excessivamente iluminadas.

Um ponto negativo é a falta de nitidez, algo que seria solucionado se a Realme tivesse optado por um sensor com maior resolução.

Câmera macro

A câmera macro de 2 MP tem como defeito a falta de nitidez, algo que já foi visto no sensor principal de 13 MP.
Porém, dá para ver um bom equilíbrio de cores que poderia ser muito melhor se a resolução dessa câmera fosse maior, de 5 MP, por exemplo.

Modo retrato

Apesar de as câmeras não terem grandes pontos positivos, o principal defeito desse celular está na câmera responsável pelo modo retrato.

Porém, no uso prático é notório que ele não consegue ajustar corretamente o recurso e desfoca parte do elemento em primeiro plano.

Modo noturno

O modo noturno não tem grande destaque, mas o ponto positivo é que a funcionalidade reduz os ruídos das fotos feitas em baixa luz e consegue manter a tonalidade esperada.

Câmera Frontal

Para selfies, o Realme C21Y tem uma câmera de 5 MP e abertura f/2.2. Infelizmente a baixa resolução é sentida no momento das capturas, pois falta nitidez para deixar os resultados melhores.

Mesmo que o preço do aparelho seja uma justificativa para a qualidade inferior, a empresa chinesa poderia ter repetido o sensor de 8 MP presente no Realme C25 para deixar a disputa com modelos da mesma faixa de preço mais equivalente.

Utilizando o HDR, as selfies melhoram consideravelmente no contraluz, equilibrando com eficácia os tons do ambiente em conjunto com a pele do rosto. Esse sensor não permite o uso do modo retrato, algo que limita a experiência fotográfica.

Vídeo

Para gravação de vídeos, o Realme C21Y possui como resolução máxima a qualidade FullHD, sendo 1080p a 30 fps, tanto na câmera principal quanto na de selfies.

A estabilização não é boa, e quem gosta de gravar enquanto caminha percebe bastante os movimentos durante a reprodução do vídeo. O foco é rápido, mas as câmeras não possuem diferenciais bons o suficiente para agradar quem curte filmar com o celular o tempo todo.

Para esse tipo de usuário, a recomendação é migrar para celulares topo de linha ou mesmo intermediários mais premium, que costuma oferecer uma experiência mais consistente em vídeo.

Sistema de Som

O Realme C21Y tem apenas uma saída de som mono na parte traseira do aparelho. Além desse formato de áudio limitar a experiência, o posicionamento sempre tornará o volume do alto-falante mais baixo ao segurar o celular na horizontal, pois a mão abafará a altura do áudio.

Além disso, a qualidade do som não é boa, seja utilizando o alto-falante ou os fones ouvido. A sonoridade gerada pelo smartphone é reverberada. O excesso de eco cria a sensação de estar ouvindo músicas dentro de uma caverna.

Bateria e Carregamento

O Realme C21Y tem bateria de 5.000 mAh, e essa capacidade promete dar uma boa durabilidade ao ciclo de uso do aparelho antes que você precise plugar o celular na tomada para recarregar.

Essa autonomia alta é um ponto positivo, mas encobre uma falha da Realme ao disponibilizar um carregador de 10 W na caixa do aparelho. Por causa disso, o tempo médio para o celular ir de 0%-100% de bateria é de 3 horas.

Se você não tem o costume de carregar o smartphone durante a noite, o C21Y vai lhe obrigar a adotar essa prática. Carregar durante o dia vai ser um incômodo devido à lentidão, especialmente se você precisar sair com pressa.

Fora isso, a promessa de autonomia da empresa chinesa é cumprida, sendo que o smartphone tem uma durabilidade que condiz com o esperado para a linha C. Para que essa afirmação fizesse sentido, forma realizados alguns testes de energia com o C21Y.

O primeiro foi com a reprodução de vídeos na Netflix por 3 horas via conexão WiFi, e com o brilho da tela do celular em 50%. Durante esse período, o Realme C21Y consumiu apenas 17% da capacidade total da bateria.

Isso que dizer que, se o usuário utilizar o smartphone somente para assistir Netflix, conseguirá uma autonomia estimada de 17 horas, um número bom o suficiente para esse tipo de consumo.

O outro teste foi de uso real, com o WiFi ligado o tempo todo, e o brilho do display em 50%. Nessa simulação de como um usuário normal pode ter ao navegar em diversos aplicativos — incluindo redes sociais —, usando a câmera, assistindo vídeos e jogando de maneira casual, a autonomia média foi de 7 horas e 39 minutos de tela ligada.

A bateria do Realme C21Y atenderá as expectativas de grande parte dos usuários, pois a durabilidade é bem interessante no formato de uso completo. Dessa forma, o uso do carregador no meio do dia não será necessário.

Concorrentes diretos

Com os lançamentos constantes realizados no mercado brasileiro, o Realme C21Y chega como mais uma alternativa dentro de uma categoria extremamente competitiva. Entre as marcas que se destacam na linha de básicos com bom custo-benefício, a Samsung e a Motorola são as principais.

O Samsung Galaxy A22 é uma boa opção para quem está interessado no modelo da Realme, mas prefere apostar na popularidade da gigante sul-coreana. Um grande destaque é a tela Super AMOLED de 90 Hz que possui uma fluidez maior em jogos e na navegação geral.

Além desse ganho em qualidade do display, a bateria com a mesma capacidade e as câmeras melhoradas colocam o modelo da Samsung um pouco acima do da Realme. Esses pontos positivos são acompanhados de um acréscimo superior a R$ 120 no valor gasto para ter esse smartphone sul-coreano.

O Moto G30 tem especificações de câmera melhores do que o Galaxy A22 e também conta com elementos que o colocam em um patamar um pouco acima do Realme C21Y.

Como a tela IPS LCD de 90 Hz, e a presença do chipset Snapdragon 662.

Apesar de a plataforma da Qualcomm ter a velocidade equivalente à do Unisoc T610 no uso prático, a popularidade do chip presente no G30 pode fazer o público se sentir mais seguro em comprá-lo.

Entretanto, a diferença de preço do G30 para o C21Y é superior a R$ 300 nas lojas varejistas, e essa característica pode pesar no bolso do público na hora da compra.

Conclusão

O Realme C21Y é uma boa opção de celular básico com bom custo-benefício. Isso porque o smartphone já pode ser encontrado no Brasil por um preço médio de R$ 1.000. Esse valor atrativo pode ser um impulsionador para a compra desse aparelho.

Apesar de interessante para o bolso, as câmeras de baixa qualidade podem ser um grande ponto negativo para quem escolher adquirir o modelo da marca chinesa. Entretanto, a tela entrega a qualidade esperada para a resolução suportada, e a velocidade do chipset dá conta do recado na navegação bem como em jogos.

Sendo assim, a compra do C21Y deve ser vista como a aquisição de um smartphone focado em uso básico, e que exigências maiores não fazem sentido para este produto. Porém, se a carteira lhe permitir gastar um pouco mais, o Samsung Galaxy A22 entregará um conjunto geral superior.

Mas você ainda ficou interessado pelo baratinho da Realme? Então veja o melhor preço dele no momento pelo link abaixo!

Prefere a alternativa apresentada? Então confira o link com o melhor preço!