Mercado de celulares cresce puxado por explosão de marcas chinesas
Por Bruno Bertonzin • Editado por Wallace Moté | •

Um novo relatório de análise do mercado publicado pela IDC reafirma o crescimento no número de vendas de celulares durante o segundo trimestre de 2021. Os dados divulgados pela empresa vão ao encontro dos que já tinham sido revelados por outras companhias, como a Canalys e a Counterpoint.
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Segundo os números mostrados pela IDC, houve um aumento de 13,2% no total de envios de smartphones durante o período que equivale aos meses de abril a junho. Nesse intervalo, foram vendidas mais de 313,2 milhões de unidades de celulares. Como efeito de comparação, no segundo trimestre do ano passado foram comercializados cerca de 276,6 milhões de aparelhos.
| Fabricante | Vendas no 2º trimestre de 2021 (em milhões) | Participação de mercado no 2º trimestre de 2021 | Vendas no 2º trimestre de 2020 (em milhões) | Participação de mercado no 2º trimestre de 2020 | Crescimento anual |
| Samsung | 59,0 | 18,8% | 54,0 | 19,5% | +9,3% |
| Xiaomi | 53,1 | 16,9% | 28,5 | 10,3% | +86,6% |
| Apple | 44,2 | 14,1% | 37,6 | 13,6% | +17,8% |
| Oppo | 32,8 | 10,5% | 24,0 | 8,7% | +37,0% |
| Vivo | 31.6 | 10.1% | 23.7 | 8.6% | +33.7% |
| Outras | 92,4 | 29,5% | 109,0 | 39,4% | -15,2% |
| Total | 313,2 | 100% | 276,6 | 100% | +13,2% |
A análise também conclui que a China foi a única região a contribuir negativamente com o setor durante este ciclo de três meses. Um dos principais fatores para isso pode ser a queda no desempenho da Huawei — que antes era a principal fornecedora de smartphones do país e agora amarga o fato de não aparecer nem entre as cinco maiores em sua terra natal — e a quantidade relativamente baixa de aparelhos topos de linha lançados nos últimos 90 dias.
Além disso, a IDC aponta, também, que o mercado de smartphones teve ainda mais sucesso do que outros setores populares, como o de computadores, automotivos e das indústrias de displays. Isso pode ser considerado uma surpresa, se levarmos em conta a crise no fornecimento de semicondutores para a fabricação dos dispositivos.
Samsung segue na liderança e Xiaomi se firma em segundo
Esse não é o primeiro relatório de análise do mercado que aponta este mesmo dado: a Samsung segue na liderança entre as maiores fabricantes de celulares do mundo, enquanto a Xiaomi assume a segunda posição no lugar da Apple.
A fabricante sul-coreana está no topo do pódio, com uma fatia de 18,8%¨do mercado. Ela é seguida pela Xiaomi, com 16,9% e pela Apple, com 14,1%. A lista das cinco maiores fornecedoras de smartphones do mundo é completada por outras duas chinesas, a OPPO — que fica em quarto, com participação de 10.5% — e a Vivo, com 10,1%.
Apesar das possíveis diferenças em alguns números finais, essa é a mesma ordem levantada pelas análises da Counterpoint e da Canalys. No entanto, é válido destacar que as empresas fazem os estudos de forma independente, portanto outras companhias podem apontar resultados diferentes.
Fonte: GSMArena