Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é o celular mais resistente do mundo?

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Fevereiro de 2023 às 13h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Blackview BV9200

Os smartphones atuais são em sua maioria feitos de materiais que não aguentam situações adversas, já que trazem estrutura com muito vidro para passar uma sensação mais premium. Por outro lado, existem smartphones de diversas marcas que são resistentes não apenas a água e poeira, como também a quedas, temperaturas extremas e até choques elétricos, por exemplo. Com isso em mente, qual é o celular mais resistente do mundo? É possível definir somente um?

Esse dispositivos são geralmente levados a situações extremas e conseguem aguentar tranquilamente oportunidades adversas, recebendo certificações de acordo com o nível de resistência entregue.

Uma delas é a MIL-STD 810H, um certificado militar que garante que um produto é capaz de passar pelo método padrão de teste do Departamento de Defesa dos EUA. Por exemplo, um celular com o selo seria capaz de aguentar quedas de 1,5 metro.

Continua após a publicidade

No padrão, não existe uma metragem específica, mas empresas realizam testes de queda, indicando essa altura como o máximo que o dispositivo seria capaz de suportar. Além disso, resistiria a temperatura de até 80 graus, por exemplo.

Outra certificação importante é a IP68 e IP69K. Aqui, os números nos indicam qual o nível máximo de proteção para aquele dispositivo. O “6”, neste caso, indica que ele tem resistência máxima à poeira, enquanto o segundo dígito, que varia de 0 a 9, mostra sua resistência contra água. O “8” mostra que capacidade de ser submerso em água a 1,5 metro durante 30 minutos, enquanto o “9” revela que aguenta líquidos em alta pressão, e a letra “K” mostra resistência a altas condições de temperatura.

Blackview BV9200 é um bom exemplo de resistência

Continua após a publicidade

Felizmente, existem muitos celulares com essas características. Entre eles, está o Blackview BV9200, apresentado recentemente com todos esses padrões citados. Ou seja, esse celular da Blackview é um modelo com resistência militar, suportando queda em concreto até 1,8 metro, IP68 de resistência à água e poeira, e IP69K de alta pressão e temperatura.

O dispositivo possui tela de 6,6 polegadas com tecnologia IPS LCD, resolução Full HD+, suporte a taxa de atualização de 120 Hz e vidro com proteção Gorilla Glass 5 – atualmente já existe o Gorilla Glass Victus 2, que oferece uma resistência ainda maior, presente em dispositivos topo de linha como o Galaxy S23.

Para ajudar na resistência, o celular da BlackView possui um corpo com bordas reforçadas, inclusive contando com um material emborrachado nos cantos que visa absorver impactos, estrutura em liga de alumínio, traseira com TPU e fibra de vidro, ajudando na proteção contra quedas.

Continua após a publicidade

Entre outros destaques, o celular conta com som estéreo, certificação TUV Rheinland, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno, chipset MediaTek Helio G85, câmera traseira principal de 50 MP com sensor ISOCELL JN1, assim como bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 66 W — ou seja, diferente de outros modelos robustos, temos um conjunto até razoável de especificações.

Existem diversos outros smartphones no mercado com foco em resistência, podendo citarmos o Ulefone Armor 19, Samsung Galaxy XCover 6 Pro e Motorola Defy, por exemplo, sendo necessário ficar de olho nas certificações de resistência anunciadas pela fabricante e nos materiais de fabricação do aparelho. No geral, porém, não é possível cravar algum deles como "o mais resistente do mundo", ficando a seu critério escolher aquele que traga todas as certificações desejadas.