Primeiro iPhone dobrável pode chegar antes do esperado
Por Renan da Silva Dores • Editado por Léo Müller | •

Rumores a respeito do primeiro iPhone dobrável voltaram a circular nesta segunda-feira (14), sugerindo que a Apple está acelerando o desenvolvimento para poder concorrer com gigantes como Samsung e Huawei no segmento. Conforme relata o portal chinês United Daily News (UDN), a companhia estaria em contato constante com fornecedores de peças de celulares dobráveis, e poderia apresentar o aparelho já no próximo ano.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Novo dobrável da Samsung teria vinco da tela quase invisível
- Comparativo iPhone 13 vs Galaxy S21: melhor celular é Apple ou Samsung?
Informações sobre um possível modelo dobrável do iPhone não são novas — há meses, movimentações da Maçã na indústria sugerem haver ao menos estudos para o lançamento de um dispositivo de tela flexível. No entanto, os rumores mais recentes apontaram que o projeto teria sido adiado para 2027, em virtude de "requisitos rigorosos" que a Apple estaria tendo para os painéis.
Ao que parece, esse cenário teria mudado novamente. De acordo com fontes do UDN, a gigante estaria em conversas constantes com fornecedores taiwaneses de peças para smartphones dobráveis, incluindo componentes-chave como os rolamentos para a dobradiça.
Mais do que isso, a produção em massa dos pedidos da Apple seria iniciada já no final do ano, um forte indício de que a chegada do iPhone dobrável pode acontecer em algum momento de 2025, bem antes do esperado. Não se sabe exatamente quando, mas é possível que a marca opte por dar destaque ao aparelho em um grande evento. O mais provável é que a revelação ocorra junto ao iPhone 17, em setembro.
Caso seja verdadeira, a aceleração do cronograma poderia ser um reflexo ao crescimento constante do mercado de celulares dobráveis, com Samsung e Huawei estando entre as maiores representantes da categoria. Um dos exemplos mais nítidos desse crescimento ocorreu com a chegada do Mate XT, que vendeu mais de 2 milhões de unidades apesar do preço exorbitante de 20 mil yuan (~R$ 16 mil).
Antecipar a chegada do iPhone de tela flexível garantiria que a Apple conseguisse captar parte desse mercado, além de rebater o avanço intenso de rivais do mundo Android visto nos últimos meses em países de grande importância, como a própria China. Se as informações se confirmarem, novidades devem surgir nas próximas semanas.
Fonte: United Daily News (em chinês), via TechRadar